Palestras gratuitas marcam o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

Evento presencial será realizado em Campinas; inscrições já podem ser feitas

Um ciclo de palestras gratuitas marca o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo em Campinas. O evento, organizado pelo Grupo ABAcadabra, em parceria com o Centro Universitário Salesiano (UNISAL) e o Programa de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (PAICA), será realizado no dia 02/04, das 19 às 22 horas, no Auditório Zatti, de forma 100% presencial e gratuita. No entanto, é preciso fazer a inscrição prévia para garantir a vaga.

A noite será marcada por três palestras voltadas para o Transtorno do Espectro Autista. Entre os palestrantes estão Susy Ferraz, especialista em Educação Especial pela UNICAMP, gestora da AUTIISMOS, coordenadora técnica do Centro de Referência PAICA, mãe de adolescentes gêmeos com TEA, TDAH, TOC e TOD, trazendo como tema “Diversidade e Níveis de Suporte no TEA; Thiago Phenis, adulto como TEA, que atua como designer gráfico e animador de stop motion, trazendo a palestra “Como eu Vejo o Mundo”; e Mariana Valente, psicóloga e analista do comportamento, psicopedagoga e diretora clínica do Grupo ABAcadabra, trazendo o tema “Análise do Comportamento Aplicada ao TEA”. Para Mariana, essa é uma oportunidade importante de levar informação sobre o autismo para as pessoas. “Precisamos desmistificar muitas questões acerca do autismo e a principal delas é que o autismo não é doença”, explica Mariana.

O evento, 100% presencial e gratuito, é voltado para profissionais e estudantes das áreas da saúde e educação, familiares de pessoas com TEA e interessados no tema. Durante o evento, será possível fazer doações para o PAICA.

Sobre o Grupo ABAcadabra: O Grupo ABAcadabra é especializado em Análise do Comportamento Aplicada. A intervenção ABA (Applied Behavior Analysis) é uma ferramenta utilizada para o acompanhamento de pacientes que apresentam transtornos de comportamento, baseada na aprendizagem que busca reforçar os comportamentos adaptativos e desenvolver as habilidades dos pacientes.

O Grupo ABAcadabra foi fundado em 2015 e tem como missão transformar realidades de pessoas com TEA ou outros transtornos de comportamento por meio da intervenção ABA, considerando que não apenas o paciente é ajudado, mas também as famílias, escolas e os demais profissionais Para isso, o Grupo conta com uma equipe multidisciplinar, composta por educadores físicos, psicopedagogos, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais, que atua diretamente no desenvolvimento das habilidades de cada paciente.

A Direção Clínica do Grupo ABAcadabra é de responsabilidade da psicóloga Mariana Valente Teixeira da Silva Talarico, fundadora do Grupo. Graduada pela PUC-Campinas, Mariana especializou-se em Psicologia do Desenvolvimento e Deficiência, pela FCM – Unicamp; Psicopedagogia Clínica e Institucional, pela Universidade São Francisco; Psicologia Clínica – Terapia Comportamental pelo ITCR-Campinas; Educação na Perspectiva do Ensino Estruturado para Autistas, pelo Infoco.  É mestra em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação pela FCM – Unicamp. É pós-graduada em ABA: Análise do Comportamento Aplicada à Educação de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista e Atraso no Desenvolvimento, pela UFSCar, onde é doutoranda em Psicologia.

Serviço:

Palestras gratuitas marcam o Dia Mundial de Conscientização sobre o AutismoData: 02/04

Horário: das 19 às 22 horas

Local: UNISAL CAMPINAS –Auditório Zatti – Av. Theodureto de Almeida Camargo, 316 – Jardim Nossa Senhora Auxiliadora – Campinas/SP

Inscrições: https://unisal.br/eventos-unisal/dia-mundial-de-conscientizacao-do-autismo-valorize-as-capacidades-e-respeite-os-limites/

*Evento gratuito com necessidade de inscrição prévia