Parceria com Estado proporciona novas vivências culturais a alunos da Rede Municipal

Alunos do 9º ano da escola municipal Parque dos Ipês participaram na última sexta-feira, dia 11 de agosto, de uma experiência educativa diferente da rotina de sala de aula. Por meio de parceria firmada entre a Prefeitura e a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, a turma viajou para outras estâncias paulistas para conhecer novas culturas e descobrir o valor da atividade turística.

O Programa Turismo do Saber, idealizado pela Secretaria, visa proporcionar às crianças de escolas públicas novas oportunidades por meio do Turismo Social, por meio do qual cada participante pode ter contato com diferentes paisagens, costumes, recursos naturais e histórias.

Para o prefeito Fernando Fiori de Godoy, a iniciativa permite aos jovens ampliar seus horizontes, desbravar novas realidades e valorizar a atividade turística enquanto oportunidade de trabalho e geração de renda. “Holambra é uma cidade privilegiada por sua vocação. Isso precisa ser explorado. O turismo pode ser um meio de vida futuramente para esses alunos”, explica.

O diretor municipal de Educação, Amarildo Boer, ressalta que a participação no programa proporciona aos estudantes uma chance de adquirir conhecimento fora do ambiente escolar. “Queremos aprofundar os conteúdos desenvolvidos em sala de aula, em especial na disciplina de Turismo, através da visita a atrativos turísticos do nosso Estado”, disse.

De acordo com a diretora municipal de Turismo e Cultura, Alessandra Caratti, Holambra também receberá alunos de outras cidades. “O programa funciona como um intercâmbio cultural. No dia 5 de setembro teremos a visita de mais de 40 estudantes de Laranjal Paulista”, destaca.

Os alunos holambrenses saíram da escola por volta das sete horas da manhã da última sexta, rumo a Itu, para conhecer o Parque do Varvito e a Praça dos Exageros. Em seguida, o passeio continuou na cidade de Salto por um circuito de parques: Parque das Lavras, Memorial do Rio Tietê e Parque da Rocha Moutonnée. Os jovens retornaram para Holambra por volta das 17h.

Rafaela Gonçalves, uma das alunas participantes, adorou o passeio e disse que foi uma oportunidade muito boa para aperfeiçoar seu aprendizado e conhecer novas cidades turísticas.

A estudante Maria Nadjaelly também destacou a importância da iniciativa. “Eu amei o passeio. Aprendi muito sobre o rio Tietê, pois achava que ele era completamente poluído. E não é bem assim. Nunca imaginei ainda conhecer a Rocha de Varvito. Vai ficar pra história”, concluí.

Matéria: ASCOM

 

Comentários