Parque Juca Mulato abriga espetáculo teatral neste domingo

O Parque Juca Mulato abriga neste domingo, 9, o espetáculo teatral ‘Terra Abaixo, Rio Acima’, da Cia. Cênica de São José do Rio Preto (SP). A peça tem início às 20h00 e a entrada é gratuita. A duração é de 60 minutos com classificação livre. Ao final será realizada uma roda de discussão sobre a temática abordada

“O progresso chega a uma pequena comunidade e, com ele, as águas. Casas, terras,

pessoas, memórias, tudo é represado, submerso. Em um dia daqueles, em que o rio vira mar, os moradores e suas histórias fantásticas decidem emergir em busca de algo que se perdeu. O espetáculo tem como ponto de partida o realismo mágico e é inspirado em histórias colhidas no noroeste paulista”, descreve a sinopse da peça.

‘Terra Abaixo, Rio Acima’ chega ao município através da contemplação da Cia. Cênica pelo Edital de Chamada Pública n°09/2018 do ProAC – Concurso de Apoio a Projetos de Circulação de Espetáculo de Artes Cênicas para Rua no Estado de São Paulo. A peça circula por doze municípios cujas realidades dialogam com o tema do espetáculo: a relação de povos e comunidades com a terra e o meio ambiente – seu trabalho, sua história, sua cultura, sua memória – e suas formas de resistência frente à mentalidade desenvolvimentista dominante. O apoio é da Cia. Talagadá e Projeto Garagem – Arte e Cultura e da Secretaria de Cultura e Turismo.

Serviço

Espetáculo: Terra Abaixo, Rio Acima

Data: 09 de junho

Horário: 20h00

Local: Parque Juca Mulato

Entrada Gratuita

Realização do espetáculo em Itapira – Cia Talagadá e Projeto Garagem – Arte e Cultura

Contemplado pelo Edital de Chamada Pública n°09/2018 do ProAC – Concurso de Apoio a Projetos de Circulação de Espetáculo de Artes Cênicas para Rua no Estado de São Paulo, o projeto propõe a circulação do espetáculo homônimo por doze municípios cujas realidades dialogam com o tema do espetáculo: a relação de povos e comunidades com a terra e o meio ambiente – seu trabalho, sua história, sua cultura, sua memória – e suas formas de resistência frente à mentalidade desenvolvimentista dominante. Cada apresentação é seguida de uma roda de discussão sobre a temática abordada em ‘Terra abaixo, Rio acima’.

Sinopse

Duração: 60 minutos Indicação: Livre para todos os públicos

Cia Cenica

Fundada em 2007 em São José do Rio Preto, a Cia. Cênica é um grupo teatral de repertório. Valendo-se da perspectiva de uma atuação que extrapole os limites do palco, nossas pesquisas e ações vêm sendo realizadas a partir dos eixos: (a) o popular não apenas como linguagem, mas como meios de produção e difusão cultural; (b) dramaturgia autoral; (c) música ao vivo enquanto elemento dramatúrgico; (d) ocupação de ruas e espaços não convencionais; (e) compartilhamento de saberes e formação de público.

 

Comentários