Passeio cultural celebra Café no Trem Maria Fumaça

Dando continuidade à programação paralela do Festival Gastronômico Internacional de Campinas e Região, será realizado no próximo domingo, 16 de agosto, o II Passeio Gastronômico e Cultural Café no Trem Maria Fumaça 505. O passeio, com saída e chegada na Estação Anhumas, oferecerá quatro horas de imersão na história e no saboroso mundo do café.

O passeio, com saída e chegada na Estação Anhumas, oferecerá quatro horas de imersão na história e no saboroso mundo do café \ Fotos: Celso de Menezes 

O passeio, com saída e chegada na Estação Anhumas, oferecerá quatro horas de imersão na história e no saboroso mundo do café \ Fotos: Celso de Menezes

As atrações começarão às 9h, com um agradável café da manhã na Estação Anhumas, oferecido pela Ceasa Campinas, no qual o atual chefe da estação, Vanderlei Alves da Silva, da ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), contará um pouco sobre a história da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro.

Às 10h, a Maria Fumaça partirá em direção ao município de Jaguariúna. Durante o trajeto, que contemplará quatro paradas e será acompanhado de show de violeiro e contadores de histórias envolvendo trem e café, serão distribuídos kits de sanduíches de Shawarma, Falafel, enroladinhos de pão árabe com coalhada seca e azeite extra de oliva, esfihas, quibes,  frutas e doces árabes típicos, água, refrigerantes, e o delicioso Café Árabe, acompanhado com uma cestinha de waffer aromatizada com café e recheada com geleia rústica de banana com calda árabe de café e hortelã.

Às 10h, a Maria Fumaça partirá em direção ao município de Jaguariúna \ Fotos: Celso de Menezes 

Às 10h, a Maria Fumaça partirá em direção ao município de Jaguariúna \ Fotos: Celso de Menezes

As surpresas irão continuar em Jaguariúna: na estação, a Orchestra de Violeiros do Jaguary recepcionará os passageiros, que também apreciarão a apresentação da Dança Árabe do Café demonstrada pela renomada professora Érika Bérgamo.

“Valorizar patrimônio cultural, o passado da região e a importância econômica do café desde o período colonial é uma das responsabilidades que assumimos ao criar um evento como esse, muito importante para essa e para as próximas gerações”, afirma Ali El-Khatib, superintendente do Instituto Jerusalém do Brasil e coordenador do Campinas Café Festival, organizador da ação.

As vendas dos bilhetes para o passeio (R$ 140,00 por pessoa) estão sendo realizadas pelo e-mail cafenotrem@gmail.com ou pelo telefone (19) 99774-2015 (vagas limitadas a 70 pessoas).

FÓRUM GASTRONÔMICO
Iniciado no dia 12 de julho, o Festival Gastronômico Internacional de Campinas e Região, promovido pelo Campinas e Região Convention & Visitors Bureau (CRCVB), segue até 16 de agosto com uma intensa programação de eventos paralelos e com a comercialização de menus completos inspirados na riqueza da culinária latina (entrada, prato principal e sobremesa) em 36 restaurantes, ao preço promocional de R$ 54,90.

Além do II Passeio Gastronômico e Cultural Café no Trem Maria Fumaça 505, que acontecerá no domingo, o festival contará ainda com o Chefs para a Chefs e com o 2º Fórum Gastronômico de Campinas e Região, que tiveram uma alteração nas datas previstas inicialmente e serão realizados nos dias 25 de agosto (Chefs para Chefs) e 26 e 27 de agosto (Fórum). Ambos acontecerão no campus Campinas da Universidade São Francisco (USF), patrocinadora da edição 2015 do festival.

O fórum reunirá profissionais e amantes da gastronomia para a discussão de temas pertinentes ao setor. Entre os diversos temas que serão debatidos em 2015 estão as modas gastronômicas, a Estética Gastronômica; o Brasil como marca gastronômica internacional; Legislação gastronômica; Produtos Orgânicos, Transgêmicos PANC e Crudivorismo; Democratização x Gourmertização e Crise econômica e política no mercado gastronômico; Vinho x Cervejas – Inversão de valores?.

Serão quatro painéis de discussão por dia, divididos entre manhã e tarde, com um público de 120 pessoas cada, sendo 60 vagas abertas ao público e 60 reservadas aos alunos da USF. As inscrições, gratuitas, poderão ser feitas pelo e-mail (atendimento@crcvb.com.br), bastando informar o nome completo, e-mail, telefone de contato e empresa, até o término das vagas. O campus da USF fica na Rua Coronel Silva Teles, 700, no Cambuí.

O Chefs para Chefs (atividade fechada) reunirá chefs com objetivo de aproximá-los e estimular a discussão de temas de interesse e troca de experiências.

  

Comentários