Pedreira inicia a aplicação da Dose Adicional da vacina contra a COVID-19

Dose Adicional será para pessoas a partir dos 18 anos

Foto divulgação

O Ministério da Saúde anunciou nesta semana a redução do intervalo da dose de reforço da vacina contra COVID-19, baixando o intervalo de seis para cinco meses após o esquema vacinal completo (dose única ou duas doses). Além disso, a partir de agora, a dose adicional está liberada para qualquer pessoa com mais de 18 anos.
Até então, a dose de reforço estava aprovada para os maiores de 60 anos, pessoas imunossuprimidas, além de profissionais da saúde. Para a dose de reforço, a orientação é que a pessoa tome um imunizante diferente do usado no esquema vacinal.
Pessoas que tomaram a vacina da Janssen, de dose única, irão tomar a segunda dose do mesmo imunizante primeiro. “Hoje nós sabemos que é necessária uma proteção adicional dessa vacina. Como temos um quantitativo, não será um esforço muito grande. A sequência é: completou cinco meses da segunda dose, receberá uma dose de reforço, preferencialmente com uma vacina diferente”, disse a secretária de Saúde de Pedreira, Ana Lúcia Nieri Goulart.
Quem tomou a Janssen completará o esquema vacinal. Embora seja de dose única, compete ao Ministério da Saúde as definições. A pessoa tomará duas doses, em um intervalo de dois meses. A pasta vai começar a distribuir as doses da Janssen aos estados e municípios a partir desta sexta-feira, 19 de novembro de 2021.
 

Comentários