Pedreira recebe minicurso aberto ao público sobre memórias e histórias

As ações do homem ao longo do tempo para se comunicar, registrar e preservar suas histórias e memórias este foi o tema do minicurso “Vamos contar nossa história”, ministrado em  Pedreira pelo sociólogo e jornalista Marcus Vinicius Ozores na noite de 28 de junho, nas dependências da Câmara Municipal.

O minicurso faz parte do projeto Cidadania Jovem, que está sendo realizado no município pelo IPADS (Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social) de Campinas. O projeto conta com a parceria da BAYER e o apoio do CONASEMS (Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde). “O objetivo é contribuir para a formação integral de adolescentes por meio de oficinas de educação não formal, que são realizadas no município todos os sábados”, enfatizou na ocasião a secretária de Saúde Ana Lúcia Nieri Goulart.

Marcus Ozores também participou das oficinas do sábado, dia 29, onde propôs ações de comunicação que visam despertar, nos adolescentes, o interesse em aprofundar suas curiosidades e os conhecimentos básicos de comunicação, para que possam criar narrativas das “suas histórias de vida”.

Marcus Vinicius Ozores é formado em Ciências Sociais pela UNICAMP e mestre em Educação pela FE Unicamp. Exerce a carreira de jornalista desde década de 1970. Trabalhou na sucursal do O Estado de São Paulo e foi coordenador de redação do jornal Diário do Povo, de Campinas.

A partir da década de 80 realizou diversas atividades profissionais na Unicamp, prestando assessoria de imprensa a vários institutos e desenvolvendo atividades no Laboratório de Estudos de Jornalismo (Labjor). Também criou e apresentou durante 15 anos, na TV UNICAMP, o programa Palavras Cruzadas, de divulgação científica.  De 1994 a 2001 dirigiu a série de programas Brasil Pensa, na TV Cultura de São Paulo.

 

Comentários