Pedreira registra 29 casos positivos para Dengue em 2020

O Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Pedreira divulgou nesta semana, relatório com os números de casos da Dengue registrados no Município até o dia 7 de abril de 2020.

Pedreira possui até o momento 116 casos notificados, sendo destes, 29 casos positivos para Dengue e 17 casos negativos. “O número já é considerado alto, por isso estamos pedindo encarecidamente para que a população que se encontra em casa devido a quarentena por causa do Coronavírus para que limpe seu quintal, calhas, vasos de plantas, enfim, que elimine os criadouros do mosquito Aedes Aegypti”, enfatiza a secretária de Saúde Ana Lúcia Nieri Goulart.

A Dengue, como doença, só existe devido à presença do mosquito Aedes Aegypti em nosso meio ambiente, pois ele é o transmissor. Para evitar a sua propagação, há necessidade de eliminar os locais que acumulam água e servem de criadouro para o mosquito, principalmente nas residências.

Para o prefeito Hamilton Bernardes Junior é essencial fazer do combate ao mosquito uma rotina de toda a sociedade em qualquer época do ano, é uma luta diária e muito grande. “A população, ao lado de políticas públicas, também é responsável pelas ações de combate ao mosquito. São medidas simples a serem adotadas para evitar a doença”, ressalta Bernardes.

Os principais sintomas da Dengue são febre alta, com início súbito, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor muscular e nas articulações, perda de paladar e de apetite, náuseas e vômitos, cansaço, erupções e manchas avermelhadas pelo corpo. Caso o munícipe tenha esses sintomas deve procurar o Posto de Saúde mais próximo a sua residência, evitar tomar remédios por conta própria e, se fizer exames particulares, deve notificar a doença para que a Prefeitura Municipal possa agir no controle e combate ao mosquito.

 

Comentários