Pedreira se fez presente no Primeiro Encontro Regional do Projeto Gota D’Água

O Consórcio PCJ realizou o primeiro encontro regional do projeto Gota d’Água 2019, no último dia 3 de abril, no auditório do Unifia, em Amparo. O evento reuniu educadores, representantes de secretarias de Meio Ambiente, de Educação e gestores de saneamento e abastecimento de água de 14 cidades. Este ano, o tema do projeto é “Desafio Água e Saneamento” e terá o incremento de novos municípios participantes, graças à parceria com a ARES-PCJ, que levará o projeto para cidades reguladas pela agência. Até junho, estão programados mais nove encontros regionais. O segundo será em Ribeirão Preto, no dia 10 de abril. Nos intervalos das capacitações presenciais, o Consórcio PCJ promoverá encontros a distância, por meio de EAD, e uso de aplicativo de envio de mensagens para smartphones.

Durante o primeiro encontro regional, o biólogo Thiago Pietrobon, consultor do Consórcio PCJ, abordou os vários desafios que envolvem a gestão de recursos hídricos e a universalização do saneamento básico no Brasil. Durante a palestra, os participantes adicionados a um grupo recém-criado no WhatsApp foram desafiados a participar com perguntas, idéias e sugestões. “Nós sempre pedimos à plateia que desligue os celulares. Desta vez, foi diferente e o resultado surpreendeu”, disse Pietrobon.

Entre as muitas mensagens enviadas por meio do aplicativo, um dos participantes do grupo destacou a necessidade de “criar mecanismos para engajar os atores sociais e a comunidade como um todo para a proposição de soluções e o envolvimento em ações socioambientais voltadas aos desafios da água e do saneamento”.

Como representante da cidade de Pedreira, a secretária de Educação Mariângela Aparecida de Oliveira Rodrigues destacou a importância do projeto Gota d’Água nas ações educativas realizadas no município. “Neste encontro, vimos a questão do saneamento, do uso consciente da água, da importância do reuso, e a Educação no nosso município trabalha esses temas. Nesse sentido, o projeto vem nos apoiar no dia a dia de conscientização para a utilização da água. Água é vida e temos que preservar”, afirmou.

Ely Cristina de Almeida Godoy, coordenadora de Projetos e Eventos na Secretaria de Educação de Jaguariúna, disse que o aprendizado nos encontros do projeto Gota d’Água é levado para a sala de aula e colocado em prática no município. “Em 2018, focamos bastante em economia de água. Este ano, entra a necessidade de economia do recurso associada ao saneamento básico”, destacou.

Durante o primeiro encontro regional, Andréa Borges, gerente técnica do Consórcio PCJ e coordenadora do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental responsável pela realização do projeto, lembrou que inicialmente eram 42 cidades; hoje, serão 70 municípios. Para ela, as chances de compartilhar ações que visam a preservação e o bom uso dos recursos hídricos também se ampliam com esta parceria.

 

Comentários