Pedreira sediará palestra sobre Patrimônio Cultural

Amanhã, dia 1º de outubro, a cidade de Pedreira, contando com o apoio da Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e dos Museus Histórico e da Porcelana, sediará a palestra ‘Patrimônio Cultural e a Porcelana de Pedreira’, que será realizada no Centro Comunitário da Vila Monte Alegre, situada à Rua Soldado Almir Bernardes, sem número, a partir das 14 horas. Adílson Spagiari, Gestor, Curador e Supervisor Técnico dos Museus, informa que os tópicos a serem abordados se referem à relação da porcelana com a história da cidade de Pedreira, que após a crise cafeeira se voltou há mais de cem anos para a fabricação de porcelanas, com a formação de vilas operárias, como a vila operária da empresa Nadir Figueiredo e outras vilas concentradas em outros pontos do município.

O evento é uma parceria entre a Prefeitura de Pedreira e a empresa Temporis Consultoria, especializada em levantamentos sobre o patrimônio cultural, que foi contratada para realizar o trabalho de registro e resgate do patrimônio cultural sediado no entorno da linha de transmissão Araraquara II – Taubaté que compreende 28 municípios do estado de São Paulo, dentre eles, Pedreira.

Segundo os representantes da empresa, esta linha de transmissão tem a finalidade de ampliar a capacidade de transmissão de energia elétrica do sistema interligado brasileiro, por meio da Copel Geração e Transmissão S.A., empresa responsável pela linha. Cláudio Cassiani, secretário Municipal de Cultura e Turismo, salienta que Pedreira é um dos municípios que concentram um dos maiores números de conjuntos fabris, por estar relacionada à produção de porcelana que guarda características artesanais, a produção manual e a pintura à mão com traços únicos em cada peça fabricada e que são colocadas à disposição dos turistas nas centenas de lojas nos centros comerciais.

“A palestra é gratuita e aberta aos interessados no assunto, não sendo necessário ser feita inscrição. A duração prevista da palestra é de 1h30. Esperamos um bom número de participantes nesta singular oportunidade”, reafirmando o convite destacou  Carlos Pollo, prefeito de Pedreira.

 

Comentários