Pedreira supera média no Índice de Eficiência da Gestão Municipal

Pedreira está muito bem qualificada em investimentos e políticas públicas, segundo o Índice de Efetividade da Gestão Municipal – IEGM – elaborado e divulgado pelo TCESP- Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. A cidade recebeu nota geral “B+”, que a classifica com uma Administração “Muito Efetiva”. A nota coloca o Município entre os 198 com maiores pontuações – ocupando a primeira faixa do Ranking de Gestão – e se colocando entre as melhores da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e do Circuito das Águas Paulista.  O IEGM tem como objetivo medir a eficiência dos gastos públicos, não somente observando se foi feita a correta aplicação dos recursos, mas, sobretudo, verificando o resultado e a qualidade dos recursos aplicados. Pedreira tem trilhado diversos segmentos com sucesso. Isso está provado pelo “Índice de Efetividade da Gestão Municipal”, que acaba de ser divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. O resultado do levantamento comprova o bom trabalho realizado pela Prefeitura.

O índice “B+” também está acima da média estadual, que ficou em “B”. Vale ressaltar que nenhum município do Estado atingiu média “A”. Foram analisados 644 Municípios Paulistas. O Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) é composto por sete índices setoriais: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Proteção dos Cidadãos e Governança de Tecnologia da Informação. Pedreira se destacou com nota “A”, em Saúde (Altamente Efetiva), “B+” em Educação e Meio Ambiente (Muito Efetiva), “B” em Planejamento, Gestão Fiscal, Proteção aos Cidadãos e Governança de Tecnologia da Informação (Efetiva).

Os estudos levam em conta dados obtidos pelo Tribunal de Contas sobre o exercício de 2014.  O prefeito Carlos Evandro Pollo e os secretários Luis Antonio Cozzer (Administração e RH) e Ivan José Bertazzi (Educação) acompanharam atentamente a solenidade de divulgação do IEGM, em São Paulo.

O prefeito Carlos Pollo salientou que “o expressivo resultado alcançado por Pedreira é reflexo do trabalho desenvolvido pela Prefeitura, em todos os segmentos. Com a colaboração intensa de nossos servidores, estamos dando transparência aos atos, os gastos estão sendo criteriosos, garantindo assim a qualidade dos serviços prestados à população. Esse estudo demonstra que houve uma melhora acentuada na gestão, que vem conseguindo ampliar a rede de serviços públicos em toda a cidade, elevando a qualidade de vida e efetuando os investimentos para quem precisa”, acentuou o prefeito Professor Carlos.

O levantamento do TCESP é um aval preciosíssimo. Fará com que a Administração Municipal trabalhe muito mais,  avançando, pois se trata de um índice que será levado em consideração por todos os Órgãos e Municípios.  Por isso, cada cidade terá de se mostrar realmente “Efetiva”.

O Índice de Efetividade da Gestão Municipal é um indicador do TCESP que avalia as políticas e atividades públicas desenvolvidas pelos gestores das 644 Prefeituras paulistas. A Capital tem seu próprio Tribunal de Contas. Inédito no âmbito das Cortes de Contas brasileiro, o IEGM verifica se os objetivos estratégicos dos Municípios estão sendo alcançados de forma efetiva, oferecendo também elementos para auxiliar a ação fiscalizatória. Esse trabalho culminou com o 1º Anuário e Relatório de Desempenho Municipal, que contém as análises consolidadas dos resultados de cada cidade.

Os resultados estão disponíveis no site do TCE. O Tribunal também irá disponibilizar um aplicativo para tablets e celulares, que permitirá acessar as informações do IEGM. Os dados para composição do IEGM foram colhidos a partir do dia 5 de janeiro de 2015. A veracidade das informações foi checada a partir do dia 1º de março pelas equipes das Diretorias de Fiscalização do TCE.

“Pedreira foi reconhecida pelo TCESP como tendo uma Administração “Muito Efetiva”, o que é uma honra para nós. A nota maior alcançada foi “B+”, nenhuma Cidade obteve “A”. Para nossa alegria, para que fique bem claro a toda população, que aqui se trabalha mesmo em prol da coletividdade, por isso, essa média alcançada joga um balde de gelo naqueles que querem desacreditar o que estamos realizando. O resultado está aqui e não é politicagem. É avaliação de um Órgão que fiscaliza as contas dos Municípios”, sintetizou o prefeito Carlos Evandro Pollo.

Recentemente, Pedreira foi referenciada como a segunda melhor Cidade da RMC para se viver, com padrão de vida e acolhedora, que se preocupa com o bem-estar dos seus cidadãos. Entre os indicadores estão à qualidade na Educação e a eficiência na Saúde.

 

Comentários