Pedreira vai se integrar ao Dia Mundial da Atividade Física

Idealizado pela Rede Agita Mundo, o Dia Mundial da Atividade Física, no dia 6 de abril, vai ter atividades desenvolvidas em Pedreira, na Praça Ângelo Ferrari. O evento vai contar com a participação da Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Cultura e Esportes e Lazer.  Os técnicos destas Secretarias vêm se reunindo para elaborar o que será feito, bem como será realizada a convocação dos pedreirenses.

Após 15 anos de implantação do Programa Agita São Paulo, pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, com a assessoria técnico-científica do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul – CELAFISCS, o programa foi adotado como estratégia nacional de promoção da saúde, por meio da prática regular de atividade física. À sua luz surgiu o Programa Agita Brasil, com o apoio do Ministério da Saúde, ultrapassando também as fronteiras nacionais com o Agita América.

Considerado programa modelo de promoção da saúde pela Organização Mundial da Saúde – OMS –  foi decidido durante a 54a Assembléia Mundial da Saúde em 2002, que o Dia Mundial da Saúde teria como tema a promoção da atividade física. Desta forma nascia o Agita Mundo, inspirado no Agita São Paulo, que pelo seu impacto internacional, foi mantido pela OMS como um evento permanente.

A partir de então, o dia 6 de abril passou a ser o Dia Mundial da Atividade Física.  Na última década, o sedentarismo tem sido enfrentado como um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis como enfermidades cardiovasculares, hipertensão, diabetes e obesidade. É reconhecido como um dos principais inimigos da saúde pública no mundo, não só pela sua alta prevalência como pela altíssima mortalidade, confirmada por recente publicação da Organização Mundial da Saúde, que aponta como a quarta causa de morte dentre as 19 principais, estando à frente inclusive de obesidade e hipercolesterolemia, sendo responsável no mundo por três milhões de mortes.

http://www.portalagita.org.br.

 

Comentários