Penitenciária feminina inaugura escola de capacitação profissional para reeducandas do regime semiaberto

Foi inaugurada nesta terça-feira, dia 30, a Escola de Capacitação Pró-Egresso da Penitenciária Feminina de Mogi Guaçu, destinada a reeducandas do regime semiaberto.

O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) através da Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Central (CRC) com a Coordenadoria da Reintegração Social e Cidadania (CRSC)

A unidade da Penitenciária Feminina de Mogi Guaçu é a oitava implantada até o momento. A escola tem duas salas de aula, uma sala para professores e biblioteca.

O prédio foi construído do lado externo da penitenciária e tem 195 metros quadrados de construção em uma área de 257 metros quadrados e já está todo mobiliado para receber a primeira turma, de 60 alunas.

A Escola de Capacitação Pró-Egresso oferece ensino de Educação para Jovens e Adultos (EJA) em níveis de Ensino Fundamental II e Ensino Médio, com aulas de manhã e à tarde.

Além disso, disponibilizará, no período da tarde, cursos de capacitação profissional para turma extra através do Programa de Olho no Futuro, visando a qualificação dos beneficiários para o mercado de trabalho.

O ato inaugural contou com a participação do coordenador de Reintegração Social e Cidadania, Mauro Rogério Bitencourt, do coordenador regional das Unidades Prisionais, Jean Ulisses Carlucci.

Também participaram a diretora da Penitenciária Feminina de Mogi Guaçu, Daniele Freitas Mello, e a secretária de Segurança de Mogi Guaçu, Judite de Oliveira, representando o prefeito Walter Caveanha no ato.

Entre as autoridades convidadas estavam presentes o capitão Eduardo Jorge Marques, comandante da 1ª Cia da Polícia Militar e representante do 26º Batalhão da PM na solenidade, o delegado Alessandro Serrano Morcillo, da Polícia Judiciária, e o vereador Luiz Zanco Neto.

O Programa Estadual de Apoio ao Egresso do Sistema Penitenciário – Pró-Egresso foi instituído em 2009 e resulta de ação conjunta da SAP com as Secretarias do Emprego e Relações de Trabalho (SERT) e de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT).

Informações mais detalhadas do programa estão disponíveis no site da Secretaria de Administração Penitenciária, através do link http://www.reintegracaosocial.sp.gov.br/pro_egresso.php.

 

Comentários