Perto de quatro mil pessoas prestigiam 5º Festival de Inverno de Itapira

Realizada entre sexta, dia 18 de agosto, e domingo, dia 20, no Parque Juca Mulato, a 5ª edição do Festival de Inverno de Itapira atraiu aproximadamente quatro mil pessoas durante os três dias de evento que reuniu shows de diferentes estilos no Palco Maestro Lafayete Vieira e também apresentações de dança e teatro.

“Nossa avaliação final é muito positiva. Mesmo com a chuva de domingo, o público compareceu e mais uma vez notamos a presença de muitas famílias, o que nos deixa muito satisfeitos. Em relação às apresentações, acredito que conseguimos agradar a muitos grupos distintos com a grade variada que mesclou artistas de Itapira e da região”, analisou o Secretário de Cultura e Turismo Tiago Fontolan.

A abertura do evento ocorreu na noite de sexta-feira, dia 18, com uma grade de apresentações voltadas ao Rock n’ Roll estrelada pelas bandas RoçaBilly Brothers (Rock Caipira), Rocky Raccoon (Rock e Pop Nacional e Internacional)

e Kiss Cover Love Gun (Rock n’ Roll). O maior público foi anotado neste dia, quando aproximadamente duas mil pessoas passaram pelo parque durante cerca de quatro horas de show.

No sábado, 19, a agenda teve início logo no início da noite e contou com as apresentações de Rafael Martins Trio (Instrumental), Juliana Rocha e banda (MPB), RS Trio (Blues Rock), Banda Lira Itapirense e o convidado João Lenhari, e Stand Up Comedy com Rudy Landucci, atração do Circuito Cultural Paulista.

Nos intervalos dos shows foram realizadas intervenções de dança com os grupos de Ginástica Artística da Prefeitura Municipal de Itapira, Ginástica Rítmica da Secretaria de Esportes e Lazer, grupo de dança do Lar São José, do Estúdio Arte e Movimento de Itapira e da Cia. Duais Dance de Mogi Mirim. O público circulante foi de aproximadamente 1,3 mil pessoas entre às 18h30 e às duas horas da manhã de domingo.

No domingo, dia 20, as apresentações tiveram início mais cedo, às 10h00, com Raízes do Samba, que neste mês de agosto transferiu sua apresentação mensal que ocorre na Estação Fepasa para o Parque Juca Mulato, compondo assim o Festival de Inverno. O show de samba seguiu até pouco mais de 14h00, quando subiu ao palco a banda Mão de Morsa (Rock n’ Roll).

Devido a chuva, a peça teatral ‘Romeu e Julieta’, da Cia. Talagadá de Formas Animadas, que seria apresentada na frente do palco foi transferida para a área de alimentação. Mesmo com o imprevisto, um bom público prestigiou a adaptação de Shakespeare estrelada por cinco moradores de rua que recriam o romance em tons de crítica à sociedade.

De volta ao palco Maestro Lafayete Vieira, a programação teve seguimento com Duo Paccola-Fiori (Instrumental e Cancioneiro Popular), Marco Aurélio Trio (MPB) e, por último, a Banda Monallizza (Tributo a Tim Maia), que encerrou o evento. Cerca de 600 pessoas marcaram presença durante todo o dia.

Na análise de Ricardo Pecego, Diretor de Cultura, o Festival cumpriu sua função de reunir diferentes linguagens e estilos culturais, atingindo assim diferentes grupos e faixas etárias. Em relação aos destaques, ele cita a presença do trompetista João Lenhari, músico da banda de Roberto Carlos, a peça Romeu e Julieta, que “trouxe Shakespeare numa profundidade que vai muito além da história de amor, nos faz refletir quanto a temas que estão muito evidentes no dia a dia”, a banda Kiss Cover Love Gun, que reuniu não apenas fãs da banda Kiss, mas também um número considerável de crianças que permaneceram até o fim do show e, por último, a banda Monallizza. “A Banda Monalizza fez um show de tributo a Tim Maia que afastou até a chuva. Foi espetacular e quem estava sentado, ou mesmo trabalhando no evento, caiu na dança literalmente”, celebrou.

Em relação às melhorias, o diretor de Cultura disse que o planejamento é fazer com que o evento se consolide na região e se transforme em uma opção de entretenimento também para turistas. Além disso, a intenção também é fortalecer o setor gastronômico, tomando como base modelos de festivais da região.

“Agradecemos mais uma vez o apoio da prefeitura, do Conselho Municipal de Políticas Culturais e também aos patrocinadores Mirage, Sicredi, Lavanderia Lavmix e Grupo Virgolino de Oliveira”, finalizou o secretário de Cultura e Turismo.

Matéria: ASCOM/Fotos: Jaqueline Lopes e Tiago Pompeu

  

Comentários