Petrobras abre 734 vagas para Programa Jovem Aprendiz

Podem se candidatar adolescentes e jovens de 14 a 22 anos de idade a partir da próxima segunda-feira; há 24 oportunidades em Paulínia

Vista parcial dos tanques de combustível da Refinaria da Petrobras em Paulínia, a Replan (Foto: Divulgação)

Adolescentes e jovens entre 14 e 22 anos de idade podem a partir de segunda-feira (18) se candidatar a uma das 734 vagas abertas para o Programa Petrobras Jovem Aprendiz. As oportunidades são para receber aulas de capacitação e desenvolver prática profissional no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), além de fazer visitas técnicas às instalações da Petrobras.

Serão selecionados adolescentes e jovens para cursos profissionalizantes em áreas como logística, administração, elétrica, tecnologia da informação, linha de produção, programação web, hidráulica, tubulação predial e mecânica, entre outras, de acordo com a localidade.

A jornada de aprendizagem é de 4 horas diárias, de segunda-feira a sexta-feira, por um período de 20 meses. Os aprovados recebem um salário mínimo integral, vale-transporte, 13º salário, férias, recolhimento de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e a possibilidade de adesão à assistência previdenciária da Petrobras (Petros). O registro do contrato de aprendizagem na Carteira de Trabalho é feito pela Petrobras.

As vagas desse terceiro ciclo do programa estão distribuídas entre 15 estados. As cidades contempladas são Paulínia, São Paulo Mauá, Cubatão, Santos, São José dos Campos; Maceió (AL); Manaus (AM); Salvador (BA), Alagoinhas; Fortaleza (CE); Gama (DF); Vitória (ES); Juiz de Fora (MG); Três Lagoas (MS); Ipojuca (PE); Campo Largo (PR); Rio de Janeiro, Macaé, Duque de Caxias, São Gonçalo, Nova Iguaçu; Natal (RN); Canoas (RS); e Aracaju (SE).

Em Paulínia, são oferecidas 24 vagas, quatro para deficientes, na unidade operacional Senai “Ricardo Figueiredo Terra” (Avenida Engenheiro Roberto Mange, 710, bairro Alto de Pinheiros), para o curso/programa eletricista industrial, no turno da tarde, das 13h15 até 17h15. Os pré-requisitos são idade entre 16 anos e 22 anos; e estar, no mínimo, cursando o 9º ano do Ensino Fundamental.

É preciso comprovar matrícula e frequência escolar ou a conclusão do Ensino Médio. Há vagas reservadas para pessoas com deficiência, para adolescentes egressos do trabalho infantil e para adolescentes em situação de acolhimento institucional. As inscrições ficarão abertas a partir de segunda-feira (18) até o 22 de abril por meio da internet no https://jobs.kenoby.com/ppja3.

A figura do Jovem Aprendiz foi criada pela Lei 10.097/2000 e tem como objetivo promover a inclusão social de jovens por meio de qualificação profissional, inserir os jovens no mundo do trabalho e combater a evasão escolar e o trabalho infantil. O edital completo da seleção da Petrobras pode ser conferido no https://jobs.kenoby.com/editalppja3.

 

Comentários