Pianista internacional faz concerto em Engenheiro Coelho

pianistaNo último final de semana a cidade de Engenheiro Coelho recebeu a visita da pianista e prodígio Victoria Paulino. As apresentações aconteceram nos dias 17 e 18 de junho, no Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp-EC). Acompanhada do palestrante Mario Jorge e da mãe, Hirle Paulino, Victória não se intimidou frente ao público de mais de 3.000 pessoas.  A pequena grande menina se aventurou em obras de grandes nomes da música clássica mundial como Bach,
Chopin e Beethoven. Os dedos dançavam e as notas eram sentidas até nos “pulinhos” que ela dava para enfatizar algumas notas. Nascida no dia 14 de abril de 2001 em Belo Horizonte, Minas Gerais,Victoria Paulino de Souza é a criança prodígio do Brasil.

A pianista esbanja intimidade com o instrumento, mas essa história começou antes mesmo dela ter o primeiro contato com o piano. Filha de musicista, Victória teve influência musical desde o berço. A mãe, Hirle Paulino, colocava música clássica para Victoria ouvir e foi daí que surgiu o gosto pela música. Aos 4 anos de idade, já fazia aulas de violino e flauta transversal, aos 5 se apaixonou pelo piano e aos 8 já era concertista.

Já se apresentou nas séries Segunda Musical,“Jovens Talentos”, da Casa de Música de Ouro Branco (MG), no projeto “Jovem Músico”, do BDMG Cultural, “Música XXI”, em São João Del Rei (MG), e na série “Música no Museu”, no Rio de Janeiro. Victória foi uma das pianistas premiadas no IV Concurso Nacional Jovem Destaque, promovido em julho de 2010 pelo Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ/Rio de Janeiro. Em 2012, participou do Concurso Lang Lang & Telefônica; foi a vencedora e única brasileira selecionada para tocar com o pianista no O2 Arena na cidade de Berlim, em junho de 2012.

Victória acredita que recebeu um dom de Deus e afirma que o mesmo deve ser usado de forma sábia. “Ele dá um talento diferenciado pra cada um ter um proposito na obra dEle. O meu foi concedido por Ele, então a gente tem que agradecer.” declarou a pianista.

Matéria: Kamila Freitas/ Unasp FM

 

Comentários