Plantio de orquídeas vai comemorar Dia da Árvore no Parque dos Ingás

“Presenteie sua amiga árvore” é o tema de um projeto inédito que a SAAMA (Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente) realizará este mês em comemoração ao Dia da Árvore. Elaborada em parceria com a AMO (Associação Mogiana de Orquidófilos), a proposta consiste do plantio de orquídeas nos troncos das árvores do Parque dos Ingás.

O projeto foi apresentado à imprensa nesta quinta-feira, dia 8 de setembro, pela secretária da pasta, Maria Otília Papa, a presidente da AMO, Júlia Hayata Sato, e a 1ª secretária da entidade, Luiza Eugênia Danilo de Araújo. A ação está programada para ser realizada no período das 8h30 às 12h do dia 21, quarta-feira, e deverá contar com a participação de estudantes e voluntários.

A meta é de plantar 200 mudas de umas 10 espécies de orquídea. A AMO contribuirá fornecendo de 50 a 70 mudas. O restante deverá ser conseguido dos demais participantes. Segundo Otília, estudantes acima de 10 anos de idade de todas as escolas públicas e particulares, além de grupos de escoteiros, estão convidados, mas qualquer munícipe pode participar como voluntário.

Quem cultiva orquídeas e tiver mudas a tirar pode doa-las para a SAAMA. Elas serão plantadas o mais alto possível para que não sejam furtadas, como ocorreu com flores plantadas recentemente no Recanto. “Todo ano nós comemoramos o Dia da Árvore plantando árvores. Desta vez tive a ideia de fazer diferente ao observar as orquídeas que tenho em casa”, disse.

Cada árvore receberá mudas de uma mesma espécie e não misturadas. A expectativa é de que deem flores ao longo do próximo ano. O número de árvores do parque está sendo levantado por técnicos da SAAMA. Além do plantio de orquídeas, o Dia da Árvore será comemorado com uma série de atrações, como “Contação de Histórias”, pelo professor Marcos Cunha, e apresentação do grupo Batucarte.

Matéria: Prefeitura de Mogi Guaçu

 

Comentários