Polo Astronômico de Amparo-SP abre inscrições para curso ‘História e Filosofia da Astronomia e da Ciência’

Interessados podem confirmar participação pelo site oficial do complexo; curso é voltado para pessoas a partir de 15 anos de idade, tem 50 vagas disponíveis e acontece no dia 17 de setembro, sábado, das 9h ás 18h

O Polo Astronômico de Amparo está com inscrições abertas para o curso de difusão científica com o tema “História e Filosofia da Astronomia e da Ciência”. As aulas teóricas e práticas ocorrem no dia 17 de setembro (sábado), das 9h às 18h, com intervalos para almoço e café, na sede do complexo, no interior paulista.

O curso é voltado para pessoas a partir de 15 anos de idade. Ao todo são oferecidas 50 vagas e o investimento é de R$ 160 (valor único). A inscrição pode ser feita por meio do site oficial do Polo Astronômico de Amparo (www.poloastronomicoamparo.com.br) ou pelo telefone (19) 9.9295-9586 (WhatsApp).

As aulas serão ministradas pelo professor doutor Orlando Rodrigues de Oliveira, um dos colaboradores do Polo Astronômico. Ele é doutor em Ciências e Matemática, mestre em ensino de Ciências, pós-graduado em Astronomia, licenciado em Filosofia e pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e pesquisas em Ciência, Tecnologia e Sociedade (NIEPCTS), da Universidade Cruzeiro do Sul.

Doutor Orlando Rodrigues de Oliveira é ainda sócio profissional da Sociedade Brasileira de História e Ciências (SBHC), sócio efetivo da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Sociedade Brasileira de Astrobiologia (SBAstrobio).

SOBRE O PROGRAMA

O conteúdo do curso em setembro aborda temas como Arqueoastronomia, caos e Cosmos, do mito à razão dos filósofos pré-socráticos a Aristóteles, da Cosmologia Geocêntrica à Heliocêntrica, Ockham e a ruptura entre a fé e razão.

O programa também explora os paradigmas e revoluções científicas, modelos cosmológicos modernos e enfoca a CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), além da alfabetização e letramento científico. A atividade prática será desenvolvida no Planetário do complexo e os participantes ainda terão a oportunidade de observar o Sol por telescópios.
.
CONHEÇA O POLO ASTRONÔMICO EM AMPARO

O Polo Astronômico de Amparo, construído em uma área de 60 mil metros quadrados, às margens da Serra da Mantiqueira, foi inaugurado em setembro de 2015 em um espaço privilegiado a cerca de 1.000 metros de altitude.

A região é livre de qualquer tipo de poluição luminosa direta. Por meio de uma lei municipal, todo o arredor do complexo foi declarado “Sítio para Observações Astronômicas”. A lei veta a presença de luz artificial que possa atrapalhar as atividades.

O observatório está localizado a 15 minutos do perímetro urbano de Amparo, com acesso pelo km 29 da Rodovia Benevenuto Moretto (SP-095), que liga Amparo a Bragança Paulista, bairro do Sertãozinho.

Serviço
Curso de difusão científica “História e Filosofia da Astronomia e da Ciência”
Aulas teórica e prática: Professor doutor Orlando Rodrigues de Oliveira
Local – Polo Astronômico de Amparo
Endereço – Rodovia Benevenuto Moretto (SP-095), Amparo-Bragança Paulista, Km 29, bairro do Sertãozinho, Amparo-SP
Data – 17 de setembro, sábado
Horário  9h às 18h
Vagas – 50
Idade recomendada – A partir de 15 anos
Investimento – R$ 160
Informações e inscrições – www.poloastronomicoamparo.com.br e (19) 9.9295-9586 (WhatsApp)

Fotos

https://drive.google.com/drive/u/2/folders/1_bqWwL3CXkECMdAZ8OmUjS50Z5FfcSlO

  

Comentários