Polo Astronômico de Amparo-SP inicia alta temporada de observação do céu em abril

Sessões públicas acontecem aos sábados, às 19h e às 21h15, com ingressos vendidos antecipadamente pelo site oficial do complexo; novos telescópios refratores e refletores estão entre as novidades para a temporada 2024

O outono é uma das estações do ano que mais favorece a observação do céu e sua chegada marca o início da alta temporada de atividades para o público no Polo Astronômico. O complexo, que fica em Amparo-SP, a principal cidade da região turística conhecida como Circuito das Águas Paulista, conta com sessões aos sábados, às 19h e às 21h15. A programação completa pode ser encontrada no site oficial: www.poloastronomicoamparo.com.br.

O professor Carlos Mariano explica que os períodos de chuva devem diminuir na região Sudeste como um todo e são esperadas noites limpas e estreladas com frequência cada vez maior. “A partir de agora, até meados de setembro, temos a melhor época do ano para que as pessoas visitem espaços como o Polo Astronômico, em Amparo. Assim preparamos uma série de atividades voltadas ao público”, comenta

COMPLEXO TEM NOVOS TELESCÓPIOS

O Polo Astronômico de Amparo é considerado modelo na divulgação da astronomia graças aos equipamentos modernos que permitem aos visitantes a observação ampla e clara dos objetos celestes, aglomerações de estrelas, planetas, e da Lua, satélite natural da Terra. Destaque para o telescópio refletor de 650mm de abertura, considerado o maior em operação no Estado de São Paulo e do Brasil aberto para a visitação pública.

Para a temporada 2024, o complexo colocou em operação novos telescópios refletores e refratores para a observação dos astros, o que permite aos visitantes uma experiência mais completa.

Além disso, o espaço conta com um moderno Planetário Digital montado em ampla sala de projeções com domo de oito metros. O local é utilizado para simulações do céu estrelado e projeções hemisféricas com grau elevado de imersão.

O QUE VER EM ABRIL

As sessões aos sábados começam com uma simulação no Planetário e com a contemplação do céu a olho nu. Nessas etapas da visita são reconhecidas as constelações visíveis nessa época do ano nos horários das sessões, como o Cruzeiro do Sul, Carina, Centauro, Vela, Leão e Virgem. A Via Láctea também começa a aparecer com destaque em abril.

Depois da observação a olho nu, vem a parte principal do programa que é a “viagem ao universo” por meio de telescópios. No atual período, as atenções se voltam para os objetos do céu profundo, como os aglomerados de estrelas e as nebulosas (nuvens de gás e poeira que existem no espaço).

Alguns desses objetos oferecem belas visões nos telescópios do Polo de Amparo. Merecem destaque o aglomerado Omega Centauri, que tem centenas de milhares de estrelas e encontra-se a cerca de 15 mil anos-luz de distância da Terra. Outra atração é a grande Nebulosa Eta de Carina, que possui estrelas com tons de cor bem destacados. O “Caixinha de Joias” também é outro objeto que encanta os observadores durante o outono brasileiro. Outros objetos celestes também são observados, além da Lua, que quando aparece no céu do início da noite, é sempre observada nas sessões.

COMO VISITAR

Para visitar as instalações do Polo Astronômico, em Amparo, é necessário comprar o ingresso com antecedência por meio do site oficial (www.poloastronomicoamparo.com.br). Basta escolher a data, o horário e fazer a compra. O número de visitantes é limitado por sessão. O ingresso promocional no mês de abril custa R$ 56 (inteira) e  R$ 40 (meia).

A entrada dá direito ao visitante de participar da simulação no Planetário, além da contemplação do céu a olho nu e a visita ao Observatório. Nas noites de céu nublado, a programação sofre alterações. Os ingressos não são vendidos no local.

POLO ASTRONÔMICO EM AMPARO-SP

O Polo Astronômico, construído em 60 mil metros quadrados, próximo à Serra da Mantiqueira, em Amparo-SP, foi inaugurado em setembro de 2015 em uma área privilegiada a cerca de 1.000 metros de altitude.

O complexo está localizado a 15 minutos do perímetro urbano de Amparo, com acesso pelo km 29 da Rodovia Benevenuto Moretto (SP-095), que liga Amparo a Bragança Paulista, bairro do Sertãozinho. O local ainda conta com estacionamento e serviço de lanchonete.

PROGRAMAÇÃO EM ABRIL

Sessões Noturnas
Aos sábados, dias 20 e 27 de abril
Horários:
19h (primeira sessão)
21h15 (segunda sessão)

Serviço

Polo Astronômico de Amparo-SP
Endereço – Rodovia Benevenuto Moretto (SP-095), Amparo-Bragança Paulista, Km 29, Bairro do Sertãozinho Amparo-SP
Informações – www.poloastronomicoamparo.com.br
Telefone – (19) 3326-8264
WhatsApp – (19) 9.9295-9586