Polo Astronômico de Amparo-SP promove programação especial no Dia das Crianças


Complexo abre mais cedo para receber público infantil com atividade no Planetário Digital “Da Terra aos Planetas”, das 16h às 19h; no período noturno é possível ver Júpiter, Saturno e a Lua cheia pelos telescópios

O Polo Astronômico de Amparo, no interior de São Paulo, promove uma sessão especial em homenagem ao Dia das Crianças, comemorado no sábado (12). A atividade “Da Terra aos Planetas” acontece das 16h às 19h e convida o público infantil para uma viagem pelo Sistema Solar.

A divertida e didática sessão será no moderno Planetário Digital, montado em uma ampla sala de projeções com domo de oito metros, uma das principais atrações do complexo. Pais e filhos vão desvendar juntos os mistérios do Sistema Solar e o conjunto de planetas que orbitam ao redor do Sol por meio de uma dinâmica que alia conhecimento, interação e lazer.

O programa ainda traz visita ao observatório onde estão instalados os telescópios, inclusive o maior equipamento refletor do Brasil para o uso público, com 650mm de abertura. Para celebrar o Dia das Crianças também haverá distribuição de pipocas ao longo do dia.

Para o sábado (12) estão agendadas outras três sessões no Planetário Digital, com o tema “Céu da Primavera”, às 18h20, às 19h20 e às 20h20. Os destaques da noite são as observações pelos telescópios de Júpiter, Saturno e da Lua cheia.

Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia) para estudantes, idosos e professores devidamente documentados. A programação completa pode ser conferida no site  www.poloastronomicoamparo.com.br, onde também é possível fazer a compra da entrada.

Muito fácil de chegar
O Polo Astronômico de Amparo foi construído em uma área de 60 mil metros quadrados, às margens da Serra da Mantiqueira e a 1.000 metros de altitude. Foi inaugurado em setembro de 2015 em uma região sem qualquer poluição direta.

Protegido por lei municipal, todo arredor do complexo foi declarado “Sitio para Observação Astronômicas”. As instalações ficam a 15 minutos do Centro de Amparo, estância hidromineral do Circuito das Água Paulista, com acesso no Km 29 da Rodovia Benevenuto Moretto (SP-O95), que liga Amparo a Bragança Paulista. O espaço conta com estacionamento próprio e serviço de lanchonete.
Serviço

Polo Astronômico de Amparo
Endereço
 – Rodovia Benevenuto Moretto (SP-095), Amparo-Bragança Paulista, Km 29, bairro do Sertãozinho, Amparo-SP
Informações – www.poloastronomicoamparo.com.br
Telefone – (19) 3326-8264
WhatsApp – (19) 99295-9586 ou (19) 99412-1902
Programação – Outubro 2019
Dia 12 – Sábado (Feriado)
– 
Sessão especial Dia das Crianças – “Da Terra aos Planetas – Viagem pelos planetas do Sistema Solar”
Horário:
16h às 19h
 Sessões no Planetário Digital “O Céu da Primavera”
Horários
18h20 (primeira sessão)
19h20 (segunda sessão)
20h20 (terceira sessão)
 Sessão Observatório: Observação de Júpiter, Saturno e Lua Cheia
Horário
18h30 às 22h
Destaques da noite no Observatório

Observação dos “mares” e crateras raiadas na superfície lunar – 99% da face visível da Lua iluminada
Observação dos anéis e satélites naturais de Saturno
Observação das faixas escuras e satélites galileanos de Júpiter

 

Comentários