Ponto MIS conta com cinema gratuito no Museu Bernardino de Campos

O Museu Histórico e Pedagógico Bernardino de Campos é o novo palco das atividades do Pontos MIS em Amparo, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, através da sua Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do Museu da Imagem e do Som, que se constitui em uma seleção especial de curtas e longas-metragens, cujo objetivo central é criar espaços alternativos de exibição dessas produções em cidades paulistas, promovendo a democratização do acesso à sétima arte, bem como a formação de público deste setor.

A cada mês a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer de Amparo (SMCTEL) irá divulgar uma lista de filmes escolhidos, possibilitando à ampla população o acompanhamento da programação das ocorrências. Além da exibição dos filmes, o Programa conta ainda com a realização de pelo menos quatro oficinas no decorrer do ano de 2019, voltadas à direção, roteiro, técnicas em audiovisual, fotografia, entre outras, que serão divulgadas em breve.

O início das atividades foi em abril sempre em duas exibições, uma às 10h e outra às 14h, sendo os filmes:  “Reflexões de um Liquidificador” (2010 — 80 min./ Brasil); “Mato sem Cachorro” (2013 – 113 min./ Brasil; e “Benzinho” (2018 – 97 min./ Brasil)

Para o mês de maio, o auditório do referido espaço público, em continuidade à celebração de 190 anos de fundação do município de Amparo, recebe junto à realização da Semana Nacional dos Museus do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), a exposição temporária “Das ricas tradições nasce o povo amparense”, que intenta resgatar os primórdios da construção de nossa cidade e de sua gente, perpassando tempos, eras e glórias e resgatando as potências, tradições e culturas, que se misturam à sua história. Na ocasião quadros, retratos, objetos de vestuário, entre outros, todas peças do rico acervo do Museu (que hoje abriga em torno de 18 mil itens) compõem a mostra de memorização do município e cede olhares à constituição e identidade do indivíduo amparense. A exposição fica em cartaz de 13 a 18 de maio no horário das 8h às 18h e do dia 19 de maio a 02 de junho no horário das 9h às 15h. Durante o período, o Pontos MIS exibe as seguintes atividades:

13.05 | 10h, 14h e 16h | Divórcio
(Dir. Pedro Amorin, Brasil, 2017, 104min, Comédia, 12 Anos). Casados há mais de vinte anos, após enriquecerem com um produto que se torna sucesso nacional, casal vai se distanciando. Começa um processo de divórcio conturbado e a contratação de advogados para cada um defender seu patrimônio. Elenco: Camila Morgado, Murilo Benício, Luciana Paes.

15.05 | 13h às 16h | Oficina Cine Camiseta: cinema de ontem e sempre
(Requer agendamento, 20 vagas, 10 anos) Vivência cinematográfica lúdica para crianças e adultos, com a demonstração de um projetor de cinema, um Super 8mm; projetando nas camisetas das pessoas. A camiseta vira uma tela viva, aguçando a imaginação e despertando os sentidos de ver, refletir e discutir sobre a história do cinema, que começou totalmente mecânico com película, depois passando pelas mídias físicas VHS/Beta, LaserDisc, DVD/BluRay, depois o cinema digital em HDs, até chegar aos dias de hoje: o cinema virtual (sem mídia).

17.05 | 10h e 14h | Pela janela
(Dir. Caroline Leone, Brasil/Argentina, 2018, 84 min, Drama, 10 anos). O filme conta a história de Rosália, uma operária de 65 anos que dedicou a vida ao trabalho em um fábrica de reatores da periferia de São Paulo. Ela é demitida, e, deprimida, é consolada pelo irmão José, que resolve levá-la junto com ele em uma viagem de carro até Buenos Aires. Na viagem, Rosália vê pela primeira vez um mundo desconhecido e distante de sua vida cotidiana, começando uma jornada que sutilmente transformará uma parte essencial dela mesma. Elenco: Magali Biff, Cacá Amaral, Mayara Constantino.

24.05 | 10h e 14h | Las Acácias
(Dir. Pablo Giorgelli, Argentina; Espanha, 2011, 85 min, Drama, 12 anos). Rubén é um motorista de caminhão solitário que percorre há anos a estrada entre Assunção, no Paraguai, e Buenos Aires. Mas a viagem de hoje será diferente, pois em uma parada perto de Assunção, Jacinta aparece uma hora depois para começar uma viagem que também a levará a Buenos Aires. Rubén descobre que a pequena Anahí, de 8 meses, viajará com eles. Vencedor do prêmio Camera d’Or (Câmera de Ouro) para melhor diretor estreante no Festival de Cannes.

31.05 | 10h e 14h | De onde eu te vejo
(Dir. Luiz Villaça, Brasil, 2015, 113min, Comédia e Romance, 12 anos) Ana Lúcia e Fábio decidem se separar após vinte anos de casamento e ele se muda para um apartamento do outro lado da rua. Eles terão que aprender a viver a nova realidade da separação, a crise no trabalho e a mudança de cidade da filha até perceberem que com todas essas mudanças é possível reinventar uma nova forma de amar. Elenco: Denise Fraga, Domingos Montagner, Marisa Orth.

Abraços
 

Comentários