OR – População de Pedreira deve participar ativamente da “Campanha de Combate a Dengue”

A Secretaria de Saúde de Pedreira e o Departamento de Vigilância Epidemiológica estão desenvolvendo a “Campanha de Combate a Dengue”, realizando o trabalho de conscientização dos moradores dos bairros durante os dias da semana e aos sábados o recolhimento de materiais que possam servir de criadouros para o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela Urbana.

Na última semana, os técnicos da Secretaria de Saúde estiveram atuando nos bairros Jardim Alzira, Santa Clara, Altos de Santa Clara e Residencial Vida Nova. “O cidadão escolhe o que quer descartar, deixando na maioria das vezes o criadouro em casa e não admite quando o agente de saúde aponta a necessidade de descartar aquilo que sabemos ser o potencial criadouro da casa da pessoa.

Então o caminhão enche de material que não atende o Mutirão de Combate a Dengue e sim de limpeza urbana, pedimos a população que colabore com nossas equipes para que a cidade não tenha uma nova epidemia de Dengue como ocorreu em 2019”, destaca a secretária de Saúde Ana Lúcia Nieri Goulart.

Mobilize sua família e elimine a água parada, ajudando, assim, a combater os focos que podem virar criadouro do Aedes aegypti que é um mosquito doméstico. Ele vive dentro de casa e perto do homem.

Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas.

Quando o foco do mosquito é detectado e não pode ser eliminado pelos moradores, como em terrenos baldios ou lixo acumulado na rua, a Secretaria Municipal de Saúde deve ser acionada para remover os possíveis criadouros.

 

Comentários