Portal oferecerá atendimentos e tecnologias para gestão e planejamento de políticas públicas dos municípios

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo, realizou o lançamento no dia 06 de fevereiro, em sua sede em São Paulo, de um portal online contendo duas plataformas, a Pró Municípios desenvolvida pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a E-Muove, parceria com a Investe SP e Muove Brasil.

As plataformas estão disponibilizadas em um portal eletrônico com o objetivo de oferecer informações, indicadores, atendimentos e diversas tecnologias voltadas ao apoio, planejamento e gestão de políticas públicas das cidades.

O prefeito Hamilton Bernardes Junior, acompanhado do vice-prefeito Fábio Polidoro, secretário de Planejamento Cezar Camilotti, secretário de Cidadania e Turismo Alessandro Luis de Godoy (Mole), diretor de Convênios Leonardo Cirino e do diretor da Infovia Municipal Carlos Araújo, esteve assinando convênio de adesão ao projeto piloto.

De acordo com o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França, as plataformas serão grandes aliadas no processo de desenvolvimento socioeconômico dos municípios. “Administrar as cidades com recursos enxutos não é uma tarefa simples. Nossa meta é oferecer ao gestor o suporte necessário para a tomada de decisões que contribuam com as políticas públicas e, dessa forma, melhorar a qualidade de vida da população”, ressaltou Márcio França.

O novo portal disponibilizará, além de informações, o suporte técnico e capacitações para a elaboração de ações. A Secretaria Estadual de Desenvolvimento contratou o IPT para prestação de serviços, por meio da plataforma, a um grupo piloto de 100 prefeituras nesta primeira etapa. “A ferramenta tem como objetivo aproximar-se dos gestores de modo descomplicado, capacitar equipes e apoiar iniciativas de planejamento, gestão e políticas públicas”, enfatizou na ocasião o prefeito Hamilton Bernardes Junior.

Segundo os responsáveis pela operação das atividades da plataforma, Tatiana Mestres e Luiz Carlos Tanno, as cidades paulistas enfrentam algumas dificuldades na solução de questões técnicas do dia a dia, como a carência de mão de obra especializada em operações como a elaboração de editais de compras e licitações, ou na resolução de imprevistos estruturais e ambientais, entre outros. Entre os serviços oferecidos está o ícone ‘Consulte o Especialista’, no qual cada Prefeitura poderá esclarecer dúvidas técnicas e buscar orientações. O início da consulta se dará pelo gestor municipal e demais usuários indicados por meio da plataforma. As consultas para apoio tecnológico serão atendidas pelos pesquisadores do IPT. O acervo de informações técnicas encaminhadas na forma de consultas não será confidencial e poderá ser acessado pelo usuário que aderir ao sistema.

A plataforma oferece também a opção ‘Cursos’. Cada Prefeitura poderá usufruir de aulas que serão oferecidas na sede do IPT, em São Paulo. Os temas e a agenda serão de responsabilidade do IPT e estarão disponíveis para inscrição na plataforma. Os cursos têm como objetivo o compartilhamento de informações técnicas sobre temas ligados à engenharia e à tecnologia na gestão pública.

Outra iniciativa da ferramenta será disponibilizar relatórios e publicações técnicas. As prefeituras poderão acessar o conteúdo tecnológico dos manuais e de publicações produzidos pelo IPT, além de cópias eletrônicas dos relatórios técnicos emitidos pelo Instituto, nos últimos 10 anos, para prefeituras ou outros órgãos (estaduais ou federais), cujo objeto seja de interesse público e não haja restrição de sigilo ou confidencialidade exigida pelo órgão contratante.

Matéria: ASCOM

 

 

Comentários