Possense lança livro na XVIII Bienal Internacional do Livro

A autora possense, Alexsandra Figueiredo, participará da XVIII Bienal Internacional do Livro Rio. Com apenas 19 anos e a, ainda, curta carreira nas artes literárias, a escritora irá lançar nessa edição, seu segundo livro – A Ascensão. O livro é o segundo da trilogia, O Legado Maytreel, iniciada com a publicação de A Phoenix.

Publicado pela editora Pendragon, o livro se situa no gênero fantasia e trata sobre a história de Harriet, uma garota de 17 anos que está redescobrindo a si mesma e conhecendo um universo além de fantástico, sobrenatural, o qual ela pertence.

Além do livro, a autora também irá participar de uma antologia de contos da editora Universos Extraordinários, com o conto – Quando me apaixonei por Júpiter, e da II Antologia de Poesia Brasileira Contemporânea, Além da Terra, Além do Céu, com o poema – Ela Era, que será publicado pela editora Chiado.

Moradora de Santo Antônio de Posse desde os quatro anos, a escritora encontrou na cidade, não só um espaço para crescer e viver, mas um ambiente de estímulo para desenvolver sua literatura.

Como conta ao Jornal Possense, o amor pelos livros começou logo cedo, através das leituras do pai, onde contava longas histórias para a família. Dentro desse ambiente tomado por literatura, cresceu em Alexsandra, o interesse e fascínio pelo universo dos livros.

Entre os principais autores que lhe influenciaram no início estão, Nicholas Sparks, J. K. Rowling, Stephenie Meyer e Anne Rice. Como conta, no começo fazia muitas leituras de livros dos gêneros de ficção e romance policial, vindo depois, a aumentar sua leitura de livros de fantasia/ficção.

Segundo a autora, o interesse em escrever se deu a partir da sua primeira visita a Bienal, em 2012, onde encontrou um livro que mudou a sua vida, O Inverno das Fadas, de Carolina Munhóz. “Depois daquele dia, ao conhecer os livros da Carol, passei a navegar ainda mais no universo fantástico”. “Foi acompanhando o trabalho dela e a pessoa incrível que é que me inspirei em tornar escritora”, finaliza.

Nessa edição, a Bienal será realizada entre os dias, 31 de agosto a 10 setembro, tendo como espaço o RioCentro. A escritora Alexsandra Figueiredo, estará presente entre os dias 8 e 10 de setembro, dando autógrafos em horários alternados. O lançamento do livro será no dia 9, às 19h, no estande Pendragon, localizado no pavilhão azul –H33.

XVIII Bienal Internacional do Livro Rio

A Bienal do Livro Rio é um dos maiores eventos literários do país, um grande encontro de amantes dos livros, autores consagrados e jovens escritores. Para o leitor, é a oportunidade de conferir e se aproximar dos seus autores favoritos, e de conhecer muitos outros.

Durante onze dias, o Riocentro sedia a festa da cultura, da literatura e da educação. Nos espaços dedicados às atrações, o público pode participar de debates, bate-papos com personalidades e escritores, além de uma série de atividades culturais.

Nessa edição, entre as diversas atrações, o público poderá conferir o Café Literário, Atividade Infantil, Arena #Semfiltro, Encontro com Autores, Geek & Quadrinhos, Fórum de Educação e o Encontro Internacional de Profissionais do Livro.

Além disso, a feira contará com a participação de intelectuais, pensadores e políticos, tratando de temas de alta relevância político-cultural, através das séries, Cronistas Contemporâneos, com Fabrício Carpinejar, A Pós-Verdade: Fatos e Narrativas, com Leandro Karnal, 90 anos de Tom Jobim, com Ruy Castro, Reforma Política, Sim, Mas Qual, com Alessandro Molon, e Futuro Sustentável, com Andre Trigueiro.

Entre os diversos autores confirmados para essa edição estão o autor italiano, Nuccio Ordine, a zimbabuana, Paula Hawkins, a australiana, Leisa Rayven, Pepetela, pseudônimo do autor angolano, Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, a escritora portuguesa, Sofia Silva e os americanos Abbi Glines, Charles Duhigg, Gayle Forman, Jenny Han, Karin Slaughter e, V. E. Schwab, além de Carl Hart.

Matéria: Anderson Oliveira

 

Comentários