Prefeitos discutem soluções conjuntas para enfrentar momento de crise

Os prefeitos que compõem o Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas) se reuniram na terça-feira, em reunião extraordinária, convocada pelo presidente da entidade, Benjamim Bill Vieira de Souza, chefe do Poder Executivo de Nova Odessa, para discutir os impactos causados nos municípios pela paralisação dos caminhoneiros, que durou 11 dias e chegou ao final na última quarta-feira. Como ação conjunta, o Conselho de Desenvolvimento vai elaborar uma moção de apelo para que seja aprovada a Medida Provisória 382/2018, que cria a política de preços mínimos do transporte rodoviário de cargas.

O encontro foi realizado na sede da Agência Metropolitana de Campinas e serviu para que os prefeitos pudessem definir conjuntamente soluções que visam atender as demandas municipais diante do atual momento de dificuldades financeiras. Entre os assuntos, os prefeitos trataram sobre questões econômicas, orçamento na área da Saúde e sobre diálogos com os demais entes federativos.

A situação orçamentária do Estado foi abordada com dados e indicadores econômicos e financeiros, apresentados e analisados pelo assessor da Secretaria de Estado de Planejamento, Maurício Hoffmann, inclusive sobre a questão do desemprego.

O prefeito de Pedreira, Hamilton Bernardes Junior destacou que o objetivo da reunião foi discutir de modo regional este momento de crise econômica, e que tem dificultado muito a administração dos municípios. “Juntos, os municípios da Região Metropolitana têm uma grande força”, ressaltou Hamilton Bernardes.

Participaram da Reunião Extraordinária os prefeitos de Nova Odessa, Hortolândia, Holambra, Morungaba, Pedreira, Artur Nogueira e os vice-prefeitos de Campinas, Valinhos, Cosmópolis, além de representantes das cidades de Sumaré, Indaiatuba e Itatiba.

 

Comentários