Prefeitura amplia segurança em Jaguariúna com criação da Romu

O combate à criminalidade em Jaguariúna acaba de ganhar um importante reforço em sua estrutura operacional. Por determinação do prefeito Gustavo Reis, a cidade conta agora com a ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), unidade que faz parte da  Guarda Civil Municipal (GCM), tem efetivo inicial de 12 GMs e base operacional no Parque Santa Maria. Duas novas viaturas devem ser incorporadas à ROMU até o final de abril, segundo o prefeito, e outras até o final do ano.

Todo o efetivo da ROMU de Jaguariúna, de acordo com seu comandante, Inspetor Araújo, passará por um treinamento especializado de três meses, interagindo com profissionais das ROMUs de Cosmópolis e Artur Nogueira, inicialmente. “Estamos prestes a confirmar, também, um treinamento com o pessoal da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), tropa de elite da Polícia Militar do Estado de São Paulo, na capital paulista”, revela o inspetor, ele mesmo um experiente instrutor da GCM.

Apoio às ações ostensivas

Veterano da corporação, onde está há 15 anos, o Inspetor Araújo disse ainda que um dos objetivos da ROMU é dar apoio às ações ostensivas realizadas pela Polícia Civil (PC) e Polícia Militar (PM) no combate à criminalidade no município. A ROMU, de acordo com o inspetor, utilizará armamento que inclui armas longas (carabinas), sendo algumas de grosso calibre, terá escudos, munição não letal (balas de borracha) e todo o aparato para ação em casos de distúrbios e operações ostensivas, semelhantes aos utilizados pelas Tropas de Choque.

 

 

“Poderemos atuar ainda em ações coordenadas pelas Polícias Civil e Militar que envolvam combate ao tráfico de drogas, apreensão de armas e também em apoio ao Ministério Público (MP) em questões como mandados de busca e apreensão. A nova unidade atuará em conjunto com o Canil da GM, nos casos de busca e apreensão de drogas, e seus integrantes usarão farda azul e boina preta, mas somente após o período de treinamento especializado, além de ter um escudo diferenciado.

Matéria: ASCOM/Foto: Ivair Oliveira/PMJ

romu-02-03-11

 

Comentários