Prefeitura anuncia entrega de passarela sobre a linha férrea na região do Cruzeiro do Sul para dezembro

passarela para travessia de pedestres sobre a linha férrea que passa pela região do Núcleo Residencial João Aldo Nassif e bairro Cruzeiro do Sul, em Jaguariúna, está em fase final de implantação e será entregue para uso da população no mês de dezembro. A data exata ainda não está definida pela empresa responsável pela obra.

A garantia vem da empresa VLI (Valor da Logística Integrada), concessionária responsável pela operação da ferrovia que atravessa o município e que doará a obra oficialmente à Prefeitura, a quem coube aprovar os projetos apresentados juntamente com a ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), órgão do governo federal.

A passarela ligará a Rua Vigato, no bairro Nassif, ao prolongamento da Rua João Frazato, permitindo, também, o acesso à Estrada Judite dos Santos Pinto, que leva aos Condomínios Residenciais Jaguariúna I e II. Após a doação oficial da passarela por parte da VLI, caberá à Prefeitura de Jaguariúna cuidar da manutenção e iluminação.

A implantação do equipamento foi intermediada pelo prefeito Gustavo Reis e está sendo acompanhado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços. Em 25 de julho passado ele esteve na empresa Maxlav (1ª foto da galeria, abaixo) e anunciou a construção da passarela. Boa parte desses funcionários será beneficiada diretamente, pois muitos têm que cruzar a linha do trem diariamente para chegar ao trabalho.

“Sabemos da importância dessa passarela para os moradores da região e atuamos para que ela se torne realidade, solucionando os problemas de falta de segurança e mobilidade urbana que afetavam principalmente as pessoas que tinham que cruzar a linha férrea para ir e vir do trabalho ou por outras necessidades. Em breve, teremos o prazer de entregá-la para uso de todos”, disse o prefeito.

A construção da passarela sobre a linha férrea na região do Nassif/Cruzeiro do Sul era um pedido antigo de moradores dos dois bairros e do entorno, pois muitos enfrentavam situações de vulnerabilidade e insegurança ao ter que passar pelo local.

Trâmites

Numa visita realizada no mês de junho passado, representantes da VLI entregaram ao secretário de Obras e Serviços da Prefeitura de Jaguariúna, Lucas Gabriel Lopes, os projetos executivo e de engenharia de implantação da passarela.

Junto, a VLI entregou também a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) emitida pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) de Minas Gerais, com a devida anuência do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), órgão federal que regula e fiscaliza as concessões de ferrovias em todo o Brasil.

 

Comentários