Prefeitura confirma Celso Antunes como um dos palestrantes da “1ª Semana Municipal da Educação”

Cerca de 350 professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental de Jaguariúna se inscreveram para participar da 1ª Semana da Educação, a ser realizada no período de 18 a 20 de julho. As palestras terão como tema principal “Formação que transforma”, e todas terão início às 8h, no anfiteatro do Centro Universitário Jaguariúna – Campus II da FAJ, na altura do Km 127 da Rodovia Governador Adhemar de Barros (SP-340).

De acordo com a secretária da pasta, Cristina Pinto Catão Bonini Hosikawa, o evento busca proporcionar um serviço de formação contínua, sob orientação de profissionais com alta qualificação na área. Conforme o cronograma, a 1ª Semana da Educação será aberta com a palestra “Educação inclusiva: como instituí-la?” – O papel da escola na produção da inclusão social e da emancipação ética”, ministrada por Cesar Nunes.

No dia 19 a educadora Maibí Fernanda Chesi Mascarenhas abordará o tema “Oficina de artes: dança, música e teatro para expressão de sentimentos e formação de conceitos”. O fechamento caberá ao renomado educador Celso Antunes, autor de 180 livros didáticos, dos quais 100 deles sobre Educação, e um dos profissionais mais respeitados na área. Celso Antunes vai falar aos docentes de Jaguariúna sobre “A sala de aula e as situações de aprendizagem”. Confira abaixo, um pequeno currículo de cada palestrante.

Cesar Nunes: educador nascido em Congonhinhas, Norte do Paraná, em 1959. Mora em Campinas, onde foi professor em escolas da educação básica. Assumiu funções de coordenação e gestão em escolas públicas e particulares. Foi professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas por mais de uma década, nos cursos de Pedagogia, Educação Especial, Filosofia, Serviço Social, Psicologia, Jornalismo, Educação Física, Biblioteconomia e Ciências Sociais.

Desde 1998 é professor de carreira na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Defendeu o Mestrado em Educação em 1988, o Doutorado em Filosofia e Educação em 1996, a livre-docência em Ética e Educação em 2006. É professor titular na área de Filosofia e Educação da FE/UNICAMP.

Maibí Fernanda Chesi Mascarenhas: é docente no ensino superior, especialista em gestão de pessoas, graduada em Pedagogia – licenciatura plena e gestão educacional, com aperfeiçoamento em Educação Inclusiva e atriz profissional, regulamentada pelo SATED/ SP. Docente universitária na graduação em Pedagogia na IES UNIESP Fleming Campinas e nos cursos de pós-graduação de Psicopedagogia e Educação Inclusiva.

Docente, diretora e autora teatral em várias companhias, gestora da Água Mágica Produções Artísticas e elaboradora de cursos, espetáculos, palestras e treinamentos lúdicos, educacionais e corporativos. Coordenadora de pós-graduação em Educação Inclusiva do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE) e atuante na área de inclusão desde 2003.

Celso Antunes: nasceu em São Paulo no dia 5 de outubro de 1937. É formado em geografia pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em ciências humanas e especialista em inteligência e cognição. Celso atua como consultor de diversas revistas e autor de 180 livros didáticos, dos quais 100 deles são sobre temas de Educação. Está traduzido em diversos países.

Além disso, é membro da Associação Internacional pelo direito da Criança Brincar (Unesco), Embajador de La Educación – Organización de Estados Americanos, Membro-fundador da entidade “Todos pela Educação”, consultor educacional da fundação Roberto Marinho (Canal Futura) e colaborar emérito do Exército Brasileiro.

Serviço

“1ª Semana Municipal da Educação” – Jaguariúna

Data: de 18 a 20 de julho

Local: Anfiteatro do Centro Universitário Jaguariúna – Campus II da FAJ, na altura do Km 127 da Rodovia Governador Adhemar de Barros (SP-340).

Horários: todas as palestras com início às 8h.

– 18/07 – Cesar Nunes – Palestra: “Educação inclusiva: como instituí-la?” – O papel da escola na produção da inclusão social e da emancipação ética”.

– 19/07 – Maibí Fernanda Chesi Mascarenhas – Palestra: “Oficina de Artes: dança, música e teatro para expressão de sentimentos e formação de conceitos”.

– 20/07 – Celso Antunes – Palestra: “A sala de aula e as situações de aprendizagem”.

Matéria: ASCOM

 

Comentários