Prefeitura convida população a participar de livro de receitas em homenagem aos 70 anos da Imigração Holandesa

Um registro que mescla sabores, sensações e histórias. A Prefeitura quer reunir em um livro receitas de moradores da cidade com o objetivo de resgatar memórias e mostrar, por meio de pratos, as tradições gastronômicas trazidas pelos imigrantes e a fusão de culturas tão presente no município. O trabalho está previsto para ser lançado em julho e fará parte das comemorações dos 70 anos da imigração holandesa a Holambra.

Além de apresentar os ingredientes e a forma de preparo, o objetivo é contar a história por trás de cada receita, as lembranças que carrega ou ainda as ocasiões em que ela é preparada. “A ideia é unir a culinária e os laços afetivos”, explica a diretora municipal de Turismo e Cultura, Alessandra Caratti.

Para produzir a obra, a administração municipal conta com a participação da população – dos moradores interessados em dividir memórias e segredos de cozinha.

“Quem não tem uma receitinha que está na família há várias gerações? Aquela que lembra a infância, um momento especial ou que faz sucesso sempre que é preparada?”, provoca a diretora. “A cultura de uma comunidade também se manifesta por meio da culinária: na concepção, na elaboração, no modo de fazer. Queremos resgatar nossas raízes e celebrar nossa história, nosso povo e nossos costumes”.

Os textos com a receita e um breve histórico podem ser enviados até o dia 30 de março para o e-mail diretoria.cultura@holambra.sp.gov.br; ou levados ao Departamento de Turismo e Cultura, que fica no Centro de Cultura e Eventos – ao lado do Moinho Povos Unidos – das 8h às 12h e entre 13h e 17h.

Caso sejam recebidas receitas similares, o material passará por seleção da equipe do departamento. “O texto, é importante ressaltar, não precisa ser redigido de maneira profissional. Queremos uma versão prévia que será trabalhada posteriormente”, explica Alessandra. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3902-4120 ou (19) 99669-0197.

Foto: Alexandre Macedo

  

Comentários