Prefeitura dá início às obras do novo aterro sanitário

Tem início no próximo dia 25 de março as obras no novo aterro sanitário, que será em uma área de 6,4 hectares localizada na Rodovia SP 352, km 175 (Itapira x Jacutinga), ao lado do aterro atual. Nesta primeira etapa, os trabalhos serão concentrados na limpeza e terraplenagem para preparação da primeira e segunda camada, com investimento de aproximadamente R$510.000,00 conforme concorrência pública realizada para tal finalidade. Ao todo, o novo aterro sanitário demandara um investimento de 20 milhões de reais ao longo de sua vida útil, que deve ser de aproxiomadamente 20 anos.

O estudo do projeto executivo do novo aterro concluiu que Itapira gera hoje aproximadamente 60 toneladas de resíduos orgânicos ao dia, sendo que todo esse material possui uma destinação correta. O atual aterro sanitário está completando 20 anos utilizando a mesma área, evitando a deteriorização da saúde ambiental e, consequentemente, da saúde pública. A operação do empreendimento ocorre conforme a legislação vigente e sob fiscalização do órgão ambiental estadual Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), que após análise confirmou que o local está apto a continuar recebendo os resíduos orgânicos.

Ao longo dos últimos quatro anos, a Prefeitura vem trabalhando no licenciamento de uma nova área, localizada ao lado do atual aterro. No segundo semestre de 2018, foi concedida a licença prévia e de instalação, após o cumprimento de inúmeras exigências técnicas como elaboração de estudos, projetos básico e executivo que demostraram a viabilidade técnica, econômica e ambiental.

Com o início das obras do novo aterro, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente dará início à solicitação da licenças de operação junto a Cetesb. Após a emissão do documento, o local já estará liberado para disposição de resíduos. “Os projetos desse novo empreendimento foram muito bem estruturados aproveitando praticamente toda a área disponível e seguindo os moldes tecnológicos de conceitos sobre aterros sanitários. Foram quatro anos de trabalho incansáveis para chegarmos a mais esta conquista que não é só da Prefeitura e sim de toda população itapirense. Agradecemos o empenho do Prefeito Paganini e do Deputado Barros Munhoz que deu todo o respaldo necessário para esse passo importante para o município”, declarou o secretário José Alair de Oliveira.

 

Comentários