Prefeitura de Amparo terá projeto em parceria com a CPFL

A Prefeitura de Amparo e a CPFL, distribuidora do Grupo CPFL Energia que fornece energia terão a partir do mês de julho um projeto para a revitalização da arborização urbana, através do Projeto Arborização Mais Segura. A parceria prevê a plantação de cinco mil mudas de árvores.

As árvores que oferecem riscos a população serão identificadas por meio do inventário que será realizada com a Prefeitura de Amparo e posteriormente serão substituídas por novas mudas de espécies adequadas para o convívio harmônico com o contexto urbano. O início dos trabalhos é previsto para as próximas semanas, conjuntamente entre CPFL Energia e a administração municipal.

Além do compromisso conjunto de realizar a substituição das árvores inadequadas e o plantio de novas mudas, a Prefeitura fornecerá uma cartilha educacional contendo as premissas e conceitos do projeto com o objetivo dos professores transmitirem aos alunos das escolas municipais, de forma didática e resumida, como por exemplo: os principais cuidados de se fazer um plantio adequado de uma árvore, respeitando sempre a espécie escolhida e o contexto urbano, os tipos de podas, bem como os riscos que árvores de porte e espécie inadequadas podem oferecer. O material também será distribuído em alguns pontos da cidade para a população.

Outro acordo firmado são as podas das árvores existentes na cidade. A CPFL desenvolve um programa focado na convivência harmoniosa entre a rede de energia elétrica e arborização urbana, e realizará somente as podas emergenciais para evitar riscos de danos à rede elétrica e que possam comprometer a segurança das pessoas.

Ao adotar espécies de árvores apropriadas para a área urbana é possível evitar:

  • Danos nas redes elétricas, subterrâneas de água, esgoto, telefonia, gás e galerias de águas pluviais;
  • Entupimentos de calhas e canalizações;
  • Danos às coberturas;
  • Comprometimento da iluminação pública;
  • Danos ao passeio público.

O contato das árvores com a rede elétrica pode trazer consequências sérias como:

  • Vazamentos de corrente elétrica da rede para o solo (por meio das árvores), podendo inclusive atingir pedestres, principalmente em caso de chuvas.
  • Rompimento de condutores, com risco de acidentes com pessoas.
  • Risco de curto-circuito, com interrupção do fornecimento de energia, danos em aparelhos elétricos das residências, interferência com o sistema de sinalização, desligamento da iluminação pública e comprometimento dos sistemas de segurança e danos aos equipamentos do sistema elétrico da própria CPFL, etc.

Matéria: Moisés de Camargo

cpfl

 

Comentários