Prefeitura de Campinas promove oficina de resiliência para a RMC

Crédito Foto: Carlos Bassan

Evento é realizado em conjunto com a Defesa Civil do Estado, a Agemcamp e o Ceped da Unicamp

Oficina acontecerá de 13 a 21 de setembro, no auditório da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp
A Prefeitura de Campinas, por meio da Defesa Civil e das Secretarias de Saúde e Comunicação, promove nos dias 13 e 21 de setembro, a primeira oficina: “Ação de Resiliência para Integração do Centro de Operação e Emergência” voltada a municípios da Região Metropolitana de Campinas. O evento é realizado em conjunto com a Defesa Civil do Estado, a Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp) e o Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O objetivo é capacitar agentes públicos e promover ferramentas e sistemas para ampliar a resiliência local. A expectativa é que 30 pessoas participem.

A oficina terá três edições. A primeira delas terá a participação de agentes da Defesa Civil e de secretarias municipais das cidades de Morungaba, Itatiba, Vinhedo, Campinas, Santa Bárbara e Artur Nogueira. São municípios que já entregaram os projetos dos Centros de Operação de Emergência para Defesa Civil à Agemcamp. No total, serão criados 20 COEs na RMC, nos mesmos moldes que o existente em Campinas. Os projetos incluem a aquisição de drones para suporte às operações. As próximas oficinas também contemplarão municípios que montaram seus projetos.

Entre os temas contemplados estão a importância da abordagem sistêmica para implementar ações de resiliência, Sistema Regional de Proteção e Defesa civil, ferramenta de autoavaliação Scorecard, radares meteorológicos e os avanços da Agemcamp. Outros temas como monitoramento, comunicação de risco e operacionalização prática de um centro de operações de emergência também estão na pauta. A oficina contará ainda com atividades práticas nos dois dias, sendo a primeira delas o desenvolvimento de um Plano de Contingência (Plancon) com o auxílio do governo do Estado de São Paulo e a segunda, um simulado de emergência em saúde pública.

O evento será realizado no auditório da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp, na rua Saturnino de Brito — Cidade Universitária Zeferino Vaz.