Prefeitura de Conchal inaugura Samu

A Prefeitura de Conchal inaugurou, na noite de sábado (23), o seu Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) 192 –, que recebeu o nome de Base Descentralizada do Samu “Alberto Agnelli Graf”. Alberto é filho de Wemerson Graf e Andreza Agnelli Graf,e faleceu ainda criança, vítima de acidente doméstico.

O Samu de Conchal faz parte do Samu Regional composto por cinco municípios \ Foto: JM Lima

O Samu de Conchal faz parte do Samu Regional composto por cinco municípios \ Foto: JM Lima

O Samu de Conchal faz parte do Samu Regional composto por cinco municípios: Araras, Conchal, Leme, Pirassununga e Santa Cruz da Conceição. A base conchalense do SAMU Regional terá uma ambulância, 5 técnicos de enfermagem, 1 enfermeiro e 5 condutores socorristas. A Base de Regulação do Samu Regional fica em Araras, ao lado do Corpo de Bombeiros, e vai “filtrar” as chamadas telefônicas das cidades envolvidas, através do telefone 192, otimizando, assim, o atendimento e as triagens das ligações.

Estiveram presentes à inauguração autoridades locais e regionais, além de convidados e populares.

Nos momentos que antecederam o descerramento da Placa Inaugural, o prefeito conchalense Valdeci Lourenço dirigiu-se aos presentes saudando a todos, em especial as autoridades. Valdeci disse que “este momento coroa o trabalho incansável do Wemerson e da Andreza, mesmo com o coração partido pela perda do filho em tenra idade, para a instalação deste Samu”. Agradeceu à família por ter autorizado o uso do nome do filho no Samu e perguntou: “Quanto vale uma vida?” Ele mesmo respondeu: “Não há nada mais importante para uma mãe, pai ou filho do que a vida de um ente querido”. “Por isso”, concluiu ele, “estamos trabalhando para preservar a vida de nossos munícipes. Somos do time do bem! Não somos como alguns, que preferem “o quanto pior melhor”. Nós trabalhamos para “o quanto melhor, melhor!”, finalizou.

Em seguida, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Inês, presenteou com um ramalhete a mãe do homenageado, Andreza Agnelli Graf.

SONHO REALIZADO
O presidente da Câmara Municipal de Conchal, Roberson Claudino Pedro, disse que “este momento, é um sonho que estamos realizando, graças à união dos prefeitos dos municípios que compõem o Samu Regional. Vamos trabalhar, pois Conchal é maior que as divergências políticas”, concluiu.

A diretora do Departamento de Saúde do Município, Ana Adélia Alonso Zanchetta agradeceu os prefeitos dos cinco municípios que participam do Samu Regional e os vereadores conchalenses que apoiaram o projeto.

O prefeito de Araras, Nelson Dimas Brambilla disse que “hoje estamos sinalizando um marco importante na vida dos moradores desta cidade. O Samu vai oferecer um serviço de extrema importância aos cidadãos, no momento de maior gravidade em sua vida”. Ele disse também que, “em breve, o Hospital de Conchal fará conosco uma parceria e será um dos hospitais de ensino da Faculdade de Medicina de Araras”.

Daniel Paulo falou em nome da família do homenageado. Disse ele: “atendendo a um grande pedido do meu amigo Wemerson, trago aqui algumas palavras de reflexão. A noite de hoje é um marco que vai mudar a sua vida, Andreza! O seu sonho de que o Alberto fosse lembrado está se concretizando nesse Samu. O Valdeci foi iluminado em escolher o nome de seu filho para este local. Como sempre digo: saudade sim, tristeza, não! Só há uma forma de vencer na vida e passar pelo sofrimento, é estar de joelhos diante de Deus”.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 192 é um programa do Governo Federal, em parceria com as Prefeituras, que tem como finalidade prestar socorro à população em casos de urgência. As estatísticas mostram que com a implantação do Samu há a redução do número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde.

 

Comentários