Prefeitura de Cosmópolis intensifica trabalhos de combate à dengue

O número de casos suspeitos de dengue no município de Cosmópolis vem aumentando nos últimos meses. A Prefeitura de Cosmópolis vem desenvolvendo trabalhos de prevenção e fiscalização em diversos bairros.

Nesta semana, os trabalhos estão sendo desenvolvidos no bairro Vila Cosmo e nas imediações, com as atividades de controle de criadouros, busca ativa de possíveis novos casos, controle químico; através da nebulização de casa a casa, com a participação de toda a equipe, sendo 13 agentes de controle e 1 supervisor.

Os agentes de controle, que são os olhos atentos e especializados no controle da dengue, têm como rotina permanente as visitas nas residências (atividade casa a casa) e em locais como indústrias, oficinas mecânicas, funilarias, borracharias, escolas, postos de saúde, instituições, terrenos baldios e outros, sempre executam as orientações e uma atenção especial em períodos mais suscetíveis a epidemias. Todos foram habilitados e capacitados para esta responsabilidade que se traduz no dia a dia de cada um.

Segundo o Supervisor do setor Zoonoses, Edimar Lopes, neste ano, até o momento, foram confirmados laboratorialmente (testes sorológicos que são realizados pelo laboratório Instituto Adolfo Luts) 54 casos, 109 casos em investigação e aguardando resultados de exames e 367 pessoas notificadas.

O aedes aegypti é o mosquito que transmite a dengue por meio de picadas, quando infectado com o vírus. Os sintomas são: febre, dor de cabeça, dor no corpo e dor no fundo dos olhos, além de dores nas juntas e manchas avermelhadas na pele. Ao constatar alguns desses sintomas, a pessoa deve procurar um médico o mais rápido possível.

 

Comentários