Prefeitura de Engenheiro Coelho discute o turismo na cidade

A Prefeitura municipal de Engenheiro Coelho, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizou na quarta-feira, dia 19 de julho, uma palestra sobre turismo.  O objetivo do encontro foi comunicar e conscientizar a população coelhense sobre a relevância do município em se tornar uma cidade de interesse turístico.

No encontro estiveram presentes o prefeito Pedro Franco, seu vice Simão Mendes, o secretário Adjunto de Cultura do Estado, Romildo Campello, o vice-presidente da Associação Brasileira Industria e hotelaria, José Fernandes, o prefeito da cidade de Morungaba Beto Zem, a prefeita de Monteiro Lobato, Daniela de Cássia Santos Brito, além  do departamento de cultura do Município. O encontro foi realizado Salão de festas do Clube São Pedro às 18:30.

O secretário Adjunto de Cultura do Estado, Romildo Campello, abril a palestra e falou sobre as estâncias turísticas existentes no estado, afirma que a partir de agora o governo cria novas vagas para cidades que desejam se tornar de interesse turístico.

“O governo cria uma política de organização e desenvolvimento do turismo no estado, matem as 70 estâncias que já tem e cria 140 novas vagas para municípios de interesse turístico e o objetivo disso é ampliar o reconhecimento do turismo no estado de São Paulo.”

O secretário citou ainda os pré-requisitos que um município precisa ter para alcançar umas das 140 vagas.

“Primeiramente, a cidade precisa criar um conselho municipal de turismo, fazer um estudo da demanda de visitantes e fazer o plano municipal de turismo, e só a partir daí é possível continuar”.

O diretor de cultura de Engenheiro Coelho Junior Guedes, está otimista, ele disse que a secretaria de cultura está empenhada para que a elaboração do plano municipal de turismo seja feito, e em março possam concorrer com outras cidades.

“Nós estamos trabalhando muito, para até março participar da seleção das cidades que irão se tornar de interesse turístico. Estamos bem otimistas”.

Em seu discurso, o prefeito Pedro Franco falou da boa localização de Engenheiro Coelho e que isso é ponto para a cidade. “Nós estamos a 25 km da Anhanguera, 20 km da washington Luiz e Bandeirante, 50 km da Dom Pedro, 70 km do Sul de Minas. Então tudo isso, torna fácil o acesso das pessoas para Engenheiro Coelho”.

O prefeito também citou a universidade Unasp, como aliada.

“Nós temos também a universidade unasp, todos os anos centenas se pessoas vem para a nossa cidade para estudar, são pessoas de várias partes do Brasil e do mundo, ou seja, são diferentes culturas na nossa cidade e isso é útil o crescimento e desenvolvimento de Engenheiro Coelho”.

O vice-presidente da Associação Brasileira Indústria e hotelaria, José Fernandes, disse que é fundamental a presença dos empresários nesse processo, e que quando se tem união e objetivo, tudo dá certo.

A iniciativa que a prefeitura e secretaria de turismo tiveram hoje aqui é fundamental. Chamar a população e os empresários é muito plausível, isso demonstra união, transparência e que a administração quer o envolvimento de todos no processo.

 

Comentários