Prefeitura de Jaguariúna inaugura equipamento de densitometria óssea no Hospital Walter Ferrari

A Prefeitura de Jaguariúna inaugurou na manhã desta segunda-feira, 18 de novembro, um aparelho para exames de densitometria óssea no Hospital Walter Ferrari, que passa agora a ter demanda para realizar 50 desses exames por mês, em média, acabando com a necessidade de os pacientes se deslocarem para cidades como Amparo ou Atibaia.

“Isso acontecia antes e era um transtorno para muita gente, além de ser uma despesa a mais para ao município. Só em 2018 fornecemos transporte para mais de 400 pacientes fazerem a densitometria óssea em outras cidades, mas a Prefeitura agiu e solucionamos o problema”, comemora a secretária de Saúde Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, que participou da cerimônia no hospital ao lado do prefeito Gustavo Reis, que destacou a importância do investimento para Jaguariúna.

“Recebemos recentemente o título de Cidade Amiga do Idoso, concedido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e esse equipamento é mais um passo nos cuidados com as pessoas idosas. Na região Sudeste do Brasil, Jaguariúna é o único município a receber o selo Cidade Amiga do Idoso entre aqueles com até 50 mil habitantes. Pouquíssimas cidades têm essa qualificação e esse investimento mostra porque temos o melhor sistema público de saúde na RMC (Região Metropolitana de Campinas)”, disse.

Os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) diretamente beneficiados pela aquisição são pacientes idosos na faixa dos 60 anos (mulheres) e dos 70 (homens), além de crianças em fase de crescimento. De acordo com Vanilza Aparecida Gonçalves, técnica da empresa Brasil Laudos – Telemedicina, responsável pela operação do equipamento no Hospital Walter Ferrari, inicialmente os exames serão realizados de segunda a sexta-feira, das 12h às 13h. “Trata-se de um exame simples, que dura entre 10 e 15 minutos, e no qual o paciente deve ir de moletom, sem nenhum tipo de metal junto ao corpo, principalmente na região da coluna”, explica.

Também marcaram presença na cerimônia os secretários municipais Valdir Oliveira (Desenvolvimento Econômico e Social), Andréa Dias Lizun (Assistência Social), Renato José de Almeida Chaves Filho (Tenente Renato – Segurança Pública), Rita Zapella (presidente do CMI – Conselho Municipal do Idoso), Dra. Renata Stela Quirino Malachias (presidente da Asamas – Associação Santa Maria de Saúde, gestora do Hospital), Comandante Altheman (Polícia Municipal), médicos, servidores e usuários do Hospital Walter Ferrari. A Câmara Municipal foi representada pelo vereador Afonso Lopes da Silva, 1º Secretário do Poder Legislativo em Jaguariúna.

Reportagem: Aluízio Santana
Fotos Ivair Oliveira/PMJ

  

Comentários