Prefeitura de Jaguariúna inaugura mais uma UBS nesta quarta-feira, 19

A Prefeitura de Jaguariúna inaugura nesta quarta-feira, 19, às 18h, a UBS Fontanella, localizada na Avenida Doutor Jorge Rios Muraro, atrás do Hospital Walter Ferrari, na região central. É a quinta unidade de Saúde inaugurada nesta gestão do prefeito Gustavo Reis (2017/2020). De acordo com o prefeito, com mais esse investimento a Saúde municipal dá um salto de qualidade no atendimento aos usuários do SUS – Sistema Único de Saúde.

“Administrar uma cidade inclui eleger prioridades, e a saúde da população vem recebendo a atenção e os investimentos necessários. Estamos entregando a quinta unidade para atendimento da população e não vamos parar por aí, pois temos um planejamento e ele está sendo seguido à risca”, disse o prefeito.

Construídas com recursos do programa “Saúde em Ação”, do governo estadual, que utiliza um modelo padrão, a nova unidade possui rampas de acesso para cadeirantes, acesso de ambulâncias para desembarque de pacientes direto na emergência, consultórios ginecológicos com banheiro privativo, consultórios odontológicos e um moderno sistema de segurança, que permite o monitoramento por imagens à distância, entre outras instalações.

“Nosso planejamento conta com essa nova unidade, que será de grande utilidade para o atendimento na rede municipal e garante, também, as condições de trabalho adequadas às equipes médicas e demais servidores da Saúde”, comemora a secretária. Segundo ela, a nova unidade já estará de postas abertas à população na segunda-feira, dia 24.

A nova UBS, de acordo com a secretária de Saúde, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, tem área construída de 1.200 metros quadrados, dividida em 26 salas e beneficiará cerca de 11,4 mil moradores. Essa parcela da população está concentrada nos seguintes bairros: Jardim Alice, Jardim América, Jardim Berlim, Jardim Dom Bosco, Fontanella, Jardim Haruji, Mauá I e II, Novo Jaguari, Jardim Sônia, Santa Cruz, Vila 7 de Setembro, Vila São Francisco, Jardim Santa Úrsula e Tanquinho.

O que é o programa Saúde em Ação

Trata-se, segundo o Governo do Estado de São Paulo, de uma rede inteligente dentro do SUS, que é Federal. Foi com esse conceito que o governo estadual criou o programa, formado por uma rede de clínicas dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) para fortalecer e reestruturar a Rede Regional de Atenção à Saúde (RRAS). Traduzido para uma linguagem mais simples, ele foi elaborado com o intuito de mudar a forma com que a população enxerga uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

 

Comentários