Prefeitura de Jaguariúna inaugura Pista Municipal de Skate no Jardim Imperial

A Prefeitura de Jaguariúna inaugurou na tarde desta quinta-feira, 31 de janeiro, a “Pista de Skate Jardim Imperial”, localizada na Praça Antônio Ramos. O espaço já conta com quadra de futsal, minicampo de futebol e um play ground em madeira para as crianças.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Gustavo Reis e do secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Rafael da Silva Blanco. A Câmara Municipal foi representada pelo vereador José Muniz. De acordo com o prefeito, o novo equipamento busca descentralizar a prática do skate na cidade, que já conta com a Pista de Skate “Ricardo Mathias de Queiroz”, no bairro Fontanella.

“Criar nesta praça um novo espaço, onde a garotada possa se divertir praticando manobras com seus skates é uma satisfação, pois estamos atendendo a um pedido da comunidade jovem, que gosta muito desse esporte”, disse. O descerramento da placa foi feito ao lado da garotada skatista e mereceu uma observação do secretário Rafael Blanco.

“É uma obra simples, mas bastante esperada pelos jovens, pois atenderá muitos meninos e meninas que são adeptos do esporte, que não terão de ir muito longe para se divertir”. Antes mesmo da inauguração, em meio ao sol quente e a alta temperatura a garotada que aguardava o início da cerimônia de inauguração já testava o equipamento.

Conquistando espaço

Em meio ao grupo de cerca de 20 skatistas, Marina Gabriela Pinto, de 15 anos, moradora no bairro Dom Bosco, disse ter aprovado a nova pista, onde exibia suas habilidades sob o olhar atento da mãe, que a acompanha nos eventos. “Ela é focada e busca um lugar ao sol com o apoio da família”, explica Márcia Cristiane Andreotti Pinto.

Gabriela tem como padrinho um expoente do skate em Jaguariúna, o atleta Tiago Lemos, que acumula vários prêmios na carreira e participa, inclusive, de competições internacionais. “Ele abriu as portas para que eu conseguisse as roupas apropriadas com a Adidas, enquanto patrocinadora, e agora busco melhorar minha posição no ranking feminino nacional, porque quero conquistar uma vaga nas Olimpíadas. O Tiago é nosso ídolo no skate e muita gente se espelha nele aqui em Jaguariúna”, revela a garota.

Gabriela estuda na Escola Municipal Professora Júlia Calhau Rodrigues, em Jaguariúna, e desde o ano passado disputa as etapas do OI Skate Total Urb, competição chancelada pela Confederação Brasileira de Skate (CBSk), presidida por Bob Burnquist, maior skatista brasileiro e maior medalhista do X-Games, com 30 pódios.

O ranking nacional reúne skatistas amadores e profissionais que buscam obter a pontuação necessária para obter a vaga. Conforme o regulamento, as três melhores skatistas na categoria Feminino terão vaga garantida na Olimpíada. Nesse quesito, a jovem skatista Marina Gabriela é uma promessa e tem a quem puxar.

“Cresci vendo meus irmãos – somos em cinco – praticar skate, me identifiquei com o esporte e me dedico porque quero realizar um sonho”, explica. Avaliando a quantidade de meninos e meninas que gostam de skate e praticam o esporte na cidade, a mãe de Gabriela arrisca um prognóstico: “Acho que Jaguariúna tem uns 200 skatistas e muitos passarão a frequentar essa pista aqui, no Jardim Imperial”.

 

Comentários