Prefeitura de Jaguariúna inaugura UBS no Roseira de Cima

Moradores de sete bairros, seis fazendas, duas chácaras e um haras em Jaguariúna, que somam uma população calculada em 2,5 mil pessoas, estão sendo atendidas a partir desta quarta-feira, 28 de fevereiro, na Unidade Básica de Saúde – UBS – Domingos Granghelli, localizada na esquina das Ruas Macieira com Rua gallo, no bairro Roseira de Cima.

A nova unidade de saúde foi inaugurada pelo prefeito Gustavo Reis na tarde desta terça (27). De acordo com a secretária de Saúde, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, o prédio tem 280 metros quadrados de área construída e funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, mas tem capacidade para atender mais usuários, se necessário.

“Vamos ter aqui quatro médicos, sendo um ginecologista, um pediatra, um generalista e um clínico geral, além de enfermeiros, auxiliares e demais integrantes da equipe de atendimento”, disse a secretária. O prefeito Gustavo Reis, por sua vez, destacou ao público presente o avanço que a nova unidade significa para a região.

“Antes, os moradores eram atendidos num prédio alugado e bem menor que este. Agora, além de ser bem maior essa unidade oferece mais opções no atendimento básico à população e os profissionais trabalharão em melhores condições. Então, além de melhorar e ampliar o atendimento, nunca é demais lembrar: estamos dando mais um passo para que Jaguariúna continue se destacando na RMC (Região Metropolitana de Campinas), onde ocupamos o primeiro lugar, conforme aponta o Indsat”.

A pesquisa citada pelo prefeito é o Índice de Satisfação dos Serviços Públicos (Indsat), que avaliou o grau de satisfação com a saúde entre moradores das 15 maiores cidades da RMC.

Homenagem

Após o corte da fita no hall da nova unidade de saúde, o público presente foi convidado a conhecer as instalações da UBS Domingos Granghelli, que foi representado na cerimônia por um filho e dois netos. Agricultor dedicado ao plantio de laranjas (citricultura) no município, o homenageado contribuiu para a economia local com seu trabalho no campo e era casado com Dona Olivia, com quem teve dois filhos (Orlando e Jair), seis netos e sete bisnetos.

A nova UBS será coordenada pelo Enfermeiro Vicente Braga e atenderá usuários dos seguintes bairros e comunidades rurais: Roseira de Cima, Borda da Mata, Recanto Camanducaia, Colmeia, Fazenda Duas Marias, Fazenda Bela Vista, Fazenda Feital, Fazenda Guaiçara, Fazenda Morro Preto, Fazenda Palmar, Haras Ipiranga, Monte Carmelo, Pinhalzinho, Chácara Pesqueiro Roseira, Chácara Barreiro.

– O que a nova UBS do Roseira de Cima abriga: Salas de vacinação – Dispensário de Medicamentos – Salas para Procedimentos de Enfermagem – Consultórios – Salas de Atividades Coletivas – Banheiros adaptados aos uso por idosos e usuários cadeirantes – Sala de Inalação e Consultórios de Ginecologia e pediatria, entre outras instalações (arquivos, copa, despensa para material de limpeza, etc).

Quem prestigiou a inauguração da nova UBS

– Vice-prefeita Rita Bergamasco;

– Secretariado: Maria Emília Peçanha de Oliveira (Gabinete), Andréa Dias Lizun (Assistência Social), Renato José de Almaida Chaves Filho (diretor de Segurança), Paulo Cesar Altheman (diretor da Guarda Municipal), Inspetor GM Gonçalves, Wilson Moreira de Santana (diretor da Defesa Civil), Rômulo Augusto Arsufi Vigatto (diretor do Departamento de Planejamento), Josino José da Silva (diretor do Detransp – Departamento de Trânsito e Transportes), Maria das Graças Hansen Albaran dos Santos (secretária de Turismo e Cultura), Valdir Oliveira (diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico e Social), José Eduardo Chaib de Moraes (Zoonoses/Saúde) e Cristina Serra (secretária de Finanças).

– Vereadores: Romilson Nascimento e Silva (Romilson/Presidente da Câmara Municipal), Inalda Lúcio de Barros Santana (Inalda cabeleireira), Davi Hilário Neto (Davizinho), Ângelo Roberto Torres (Neguita Torres), José Muniz (Zé Muniz), Afonso Lopes da Silva (Silva), Cássia Murer Montagner (Cássia Murer) e Rodrigo da Silva Blanco (Rodrigo Magrão);

– Representantes de entidades: Francisco Castro e Wilson Melillo (Centro de Equoterapia de Jaguariúna).

Reportagem: Aluízio Santana            Fotos: Ivair Oliveira

 

 

Comentários