Prefeitura de Jaguariúna investe na ampliação da rede de abastecimento de água

Equipes do Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Jaguariúna iniciaram nesta terça-feira, 6 de novembro, no Jardim Dona Luiza, as obras de implantação de 904 metros lineares de uma tubulação com 250 milímetros de diâmetro para ampliar a oferta de água potável na rede de distribuição do município.

“Trata-se da ampliação da adutora de água potável daquela região. Ela começa no bairro Capotuna e vai até o São José, para ser ligada à outra rede, no início do Jardim Europa”, revela a vice-prefeita e secretária do Meio Ambiente Rita Bergamasco, a cuja pasta o DAE é subordinado.

Conforme Luciana Carla Ferreira de Souza, diretora do Departamento de Planejamento e Gestão em Saneamento Básico da Secretaria de Meio Ambiente, responsável pelo DAE, a obra vai beneficiar cerca de 20 mil moradores de uma região que abrange diversas comunidades, entre bairros e condomínios (confira lista abaixo).

“Começamos hoje (06/11) e a previsão é de concluirmos os trabalhos dentro de 30 dias, se as condições climáticas continuarem boas”, explica. Segundo Luciana Souza, o projeto de ampliação da rede de água é do próprio DAE, que colocou suas equipes para abrir as valetas e instalar a tubulação.

“Apenas a soldagem dos tubos PEAD (polietileno de alta densidade) são feitos por uma empresa especializada, pois isso exige mão de obra e equipamentos especializados”, completa. Os tubos que ampliarão a rede começaram a ser instalados logo após a primeira quadra da Avenida Alexandre Marion, seguindo no sentido da ponte que leva ao Núcleo Residencial São José.

Ainda segundo a diretora do DAE, na primeira quinzena de dezembro a nova tubulação será lavada com hipoclorito de sódio, para, em seguida, serem executados os testes de estanqueamento, o que inclui medir a pressão na rede e colocá-la em funcionamento, levando água potável a outros milhares de moradores da região.

A secretária Rita Bergamasco revelou que a ampliação da rede de abastecimento de água em Jaguariúna segue os planos traçados pela administração e busca garantir o abastecimento em toda a cidade. “Principalmente para a época do verão, quando o consumo normalmente aumenta, mas é sempre bom lembrar que todos nós devemos utilizar a água tratada de forma racional”, diz.

BAIRROS BENEFICIADOS COM A AMPLIAÇÃO

– Dr. João Aldo Nassif, Vila Miguel Martini, Vila Guilerme, Jardim Arco-Íris, Jardim Europa, Jardim Sílvio Rinaldi I, Jardim Sílvio Rinaldi II, Vila Jorge Zambon, Condomínio Panini, Guedes, Condomínio Quinta do Conde, Condomínio Quinta das Laranjeiras, Condomínio Quinta das Pitangueiras, Bairro Vargeão, Bairro Palmeiras, Bairro Coração de Jesus e Condomínio Recanto do Jaguari.

 

Comentários