Prefeitura de Jaguariúna quer ampliar coleta de óleo de cozinha usado e inicia campanha dia 02/12

Óleo usado na cozinha deve ser colocado numa garrafa PET e entregue num dos pontos de coleta (confira abaixo) ou entregue no caminhão de coleta seletiva da COOPERJ, que circula pela cidade de segunda a sexta.

A Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Jaguariúna, por meio do Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente (DAMA), inicia na próxima segunda-feira, 2 de dezembro, uma campanha que busca aumentar a quantidade de óleo de cozinha descartado após o uso doméstico ou comercial. A prática da coleta já existe na cidade, mas o objetivo é aumentar a quantidade, dando ao produto o destino adequado, evitando assim a poluição do solo e da água.

Para isso, haverá um ponto de coleta fixo e outro itinerante. O ponto fixo de coleta será na sede do DAMA, na Rua José Alves 575 – Centro. Para entregar lá o óleo de cozinha usado, basta que a pessoa o coloque numa garrafa PET, dessas de 2 litros, tampe bem e entregue na recepção. A Secretaria Municipal de Saúde é parceira nessa iniciativa, uma vez que a coleta de óleo usado envolve a saúde da população.

Assim, o primeiro posto de coleta itinerante neste início da campanha será a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Nova Jaguariúna. O tanque de coleta ficará lá por 30 dias, a partir das 9h do dia 2 de dezembro, segunda-feira. Conforme Aline Granghelli Catão, diretora do DAMA, o recipiente está sendo adesivado e poderá ser facilmente identificado pela população. Depois, outras UBS’s também serão utilizadas como pontos de coleta de óleo.

A vice-prefeita e secretária de Meio Ambiente de Jaguariúna, Rita Bergamasco, reforça que o objetivo da campanha é tornar a iniciativa da Prefeitura mais conhecida e fazer com que a maioria da população participe ativamente da coleta, pois o óleo usado, quando descartado de forma errada, além de poluir o solo e a água, prejudica a saúde coletiva.

“Essa iniciativa faz parte do Programa Municipal de Preservação do Meio Ambiente Jaguariúna Verde e se encaixa perfeitamente nos esforços que renderam o Selo de Município Verde-Azul”, lembra a secretária. Outra forma de coletar óleo usado, já utilizada pela Prefeitura é o caminhão da Cooperj (Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Jaguariúna) que circula pela cidade de segunda a sexta.

O caminhão que faz coleta seletiva, recolhendo materiais recicláveis como papel, papelão, vidro e plástico, segue um roteiro que divide os bairros de Jaguariúna por regiões e também recebe garrafas PET com óleo de cozinha a ser descartado. Após uma boa quantidade ser acumulada, o óleo é vendido a uma empresa que faz a reciclagem e o que é arrecadado é divido entre os cooperados da Cooperj.

Reportagem: Aluízio Santana
Foto: Ivair Oliveira/PMJ

 

Comentários