Prefeitura de Pedreira e o Circuito das Águas Paulista convidam os empreendimentos turísticos a se cadastrarem no CADASTUR

O CADASTUR é o Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas que estejam atuando em toda a cadeia produtiva do Turismo Nacional e é executado pelo Ministério do Turismo, em parceria com os órgãos oficiais de Turismo das Unidades da Federação.

O sistema recebe cadastros obrigatórios dos prestadores de serviços turísticos das atividades de meios de Hospedagem, Agências de Turismo, Transportadoras Turísticas, Organizadoras de Eventos, Parques Temáticos, Acampamentos Turísticos e Guias de Turismo.

Prestadores de serviços turísticos de outras categorias como restaurantes, cafeterias, bares, centros de convenções, parques aquáticos, casas de espetáculo, prestadoras de serviços de infraestrutura para eventos, locadoras de veículos para turistas e prestadoras especializadas em segmentos turísticos, podem se cadastrar em caráter opcional.

Entre as vantagens dos empreendimentos que possuírem cadastro ativo no CADASTUR, está a chancela para participação em eventos, feiras e demais ações realizadas pelo Ministério do Turismo e pela Embratur, tais como o Salão do Turismo, Vai Brasil e Portal de Hospedagem.

Segundo o secretário municipal de Turismo, Rodolfo Firmino de Souza Rossetti a obrigatoriedade se aplica também na região do Circuito das Águas Paulista. “Devidamente cadastrados, os empreendimentos ativos das cidades que compõem o Consórcio, serão beneficiados com a permissão da utilização da marca do Circuito das Águas e também com a participação de todas as ações de desenvolvimento do nosso Polo Turístico Regional”, concluiu o secretário Rodolfo Rossetti.

Além de todos esses benefícios, o CADASTUR também possibilita o acesso a linhas de financiamento específicas para o turismo, por meio de bancos oficiais, além da participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo. Sem contar que, o cadastro é atualmente uma das principais fontes de consulta do mercado turístico nacional.

Para proceder no cadastro, é preciso acessar o site do CADASTUR: https://cadastur.turismo.gov.br/ e escolher a opção “Sou Prestador”, do lado direito do portal.

Na parte inferior, é preciso selecionar a atividade turística (há as opções obrigatórias e facultativas) e, na sequência, seguir os passos, tendo mãos os documentos necessários. O cadastro é totalmente intuitivo e, na mesma página, há um vídeo explicativo do Ministério do Turismo, fornecendo um tutorial de como proceder no cadastro. Vale lembrar que o serviço é totalmente gratuito e após o envio de todos os dados, basta aguardarem a certificação do próprio Ministério do Turismo.

De acordo com o presidente do CICAP e prefeito de Monte Alegre do Sul, Edson Rodrigo de Oliveira Cunha, os dados do CADASTUR servirão como base para que o Circuito atinja a totalidade dos cadastros obrigatórios e atenda a LGPD e a atualização do Inventário Regional do Circuito das Águas Paulista. “Percebemos que a retomada da vinda dos turistas tem sido intensa e gradual, devido ao avanço progressivo da vacinação, pois temos recebido um número maior de turistas e nossos visitantes estão sempre em busca de novidades nas lojas de artesanato, o que fomenta nossa economia, além dos que gostam de conhecer nossos atrativos turísticos, dentre eles o Museu Histórico “São José de Anchieta” e o Museu da Porcelana “Adelino dos Santos Gouveia”, o Zoo-Bosque Municipal, as igrejas, praças, além de desfrutar da gastronomia nos espaços de alimentação”, destaca Adílson Spagiari, do Centro de Informações Turísticas.

No período de 21 a 24 de abril, teremos o feriado prolongado de Tiradentes e em maio, teremos o Dia das Mães, épocas do ano em que nossa cidade recebe grande fluxo de visitantes e que buscam aproveitar cada momento na cidade. Como diz Spagiari “Pensou em Decorar? Pensou Pedreira! O Paraíso das Compras, um show em decoração. Seja no próximo feriado ou outra época do ano, encante-se com as peças de artesanato, que são sempre um presente especial para deixar um ambiente mais bonito, confortável, sustentável e agradável aos olhos e ao coração”.

Para o novo prefeito de Pedreira, Fábio Vinicius Polidoro, é preciso salientar que na nova estrutura do portal do Circuito das Águas Paulista, os estabelecimentos turísticos das nove cidades só poderão participar mediante cadastro ativo no CADASTUR que se enquadram na obrigatoriedade e finaliza convidando o público a conhecer Pedreira e as demais cidades do Circuito, pois em cada uma delas, sempre desfrutarão de experiências únicas.

 

Comentários