Prefeitura de Pedreira estará promovendo a “1ª Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo”

Com o tema “A conscientização que gera inclusão”, a Prefeitura de Pedreira estará promovendo, no período de 8 a 13 de abril, a “1ª Semana de Conscientização”, com o objetivo de ressaltar o “Dia Mundial de Conscientização do Autismo”, celebrado mundialmente em 2 de abril.

Segundo destacou a secretária de Saúde Ana Lúcia Nieri Goulart, com a 1ª Semana de Conscientização, a população será informada sobre a complexidade do Autismo, através de palestras, orientações a familiares, atividades recreativas na Praça Ângelo Ferrari, capacitação e orientação aos profissionais da área de saúde e educação da Rede Pública Municipal.

A organização será das secretarias municipais de Saúde e de Educação, contando com o apoio do Núcleo de Atenção Especial às Crianças e Adolescentes de Pedreira (NAECAP). “A 1ª Semana Municipal de Conscientização é o marco inicial no município para adoção de políticas públicas, de forma cooperada, nas áreas de saúde e educação, voltadas à inclusão social e o desenvolvimento de crianças que necessitam de um acompanhamento especial por parte dos órgãos públicos”, ressaltou o prefeito Hamilton Bernardes Junior.

A programação terá início na segunda-feira, 8 de abril e na terça-feira, com palestra para Capacitação profissionais de saúde sobre Autismo; Quarta-feira, dia 9, Capacitação para profissionais da Rede Municipal de Ensino; Sábado, 13 de abril, Caminhada Simbólica a Praça Ângelo Ferrari que terá o evento “Sábado Azul”, com brinquedos, suco e pipoca, sendo distribuídas gratuitamente.

As principais características do autismo, utilizadas inclusive para diagnósticos, são chamadas de tríade de comprometimento: prejuízos na interação social, no processo de comunicação e na imaginação, além da presença de comportamentos repetitivos. Essa “tríade” faz com que os autistas geralmente tenham dificuldade em imitar gestos alheios e em entender metáforas. Eles costumam apresentar também isolamento social, aversão a determinados sons, preocupação exagerada com coisas consideradas insignificantes e falta de empatia.

 

Comentários