Prefeitura e Polícia Militar levam palestra educativa sobre trânsito às creches

O Brasil comemora entre os dias 18 e 25 de setembro a Semana Nacional do Trânsito, dedicada à conscientização de pessoas sobre segurança nas vias e direção responsável. Em Holambra, a Prefeitura e a Polícia Militar uniram forças nesse período para levar a quatro creches municipais palestras infantis educativas alinhadas com o tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito”, escolhido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para direcionar as ações desse ano.

As unidades Abelhinha e Favo de Mel, localizadas nos bairros Palmeiras e Fundão, foram as primeiras contempladas com a ação, seguidas pelas creches Abelha Rainha, no Groot, e Colmeia, no centro da cidade.

O principal objetivo da palestra é conscientizar desde cedo as crianças sobre a importância de um trânsito seguro, valorizando práticas do dia-a-dia como a utilização de cinto de segurança e a atenção e respeito à faixa de pedestres e ao semáforo.

A policial militar Andi Mastromonico explica que a atividade foi montada para orientar crianças de 3 à 5 anos de idade. “Entrei em contato com o departamento de Educação e sugeri o projeto, que foi aceito na hora”, conta. “Esse ano optamos por trabalhar com crianças menores, mas que já sabem identificar imagens e já sabem o que pode e o que não pode”, disse.

Diretor do departamento, Amarildo Boer conta que as crianças costumam levar os ensinamentos das creches e escolas para dentro de casa e, dessa forma, multiplicam conhecimento e contribuem para uma cidade mais consciente.

“Cada atividade educativa é um semente plantada. O papel da escola na conscientização para o trânsito é fundamental, afinal estamos moldando os futuros motoristas e levando uma mensagem importante às famílias”, afirmou.

Matéria: ASCOM

  

Comentários