Prefeitura fará mutirão para eliminar criadouros do Aedes aegpyti no bairro Nassif

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria municipal de Saúde, realiza neste sábado, 27 de janeiro, um Mutirão de combate a criadouros do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. A área visitada pelos agentes de saúde será o bairro João Aldo Nassif, um dos mais populosos da cidade.

A ação faz parte do 3º Mutirão Regional de Combate ao Aedes, organizado em parceria com a EPTV Campinas, e acontecerá no período das 8h às 16, envolvendo visitas casa a casa. Conforme a secretária titular da pasta, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, a escolha do Nassif se deve às notificações de casos suspeitos naquela área.

“Temos a situação sob controle e não podemos baixar a guarda, permitindo que o mosquito encontre criadouros e possa se reproduzir”, diz a secretária. Um balanço da Saúde revela que no ano passado Jaguariúna registrou apenas seis casos de dengue, todos importados. Isso significa que nenhum deles era autóctone, que é quando a pessoa é infectada na própria cidade onde mora.

Quanto às demais doenças transmitidas pelo Aedes (chikungunya e zika vírus), não há registro sequer de casos suspeitos, assim como não há nenhuma notificação referente à suspeita de transmissão de febre amarela ou mortandade de macacos em áreas de mata, na zona rural.

Reportagem: Aluízio Santana        Fotos: Samuel Oliveira 

 

Comentários