Prefeitura firma convênio com o PROERD

A prefeita Claudia Botelho assinou na manhã desta quarta-feira, dia 15, termo de cooperação mutua visando desenvolver o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).

O ato aconteceu no gabinete da prefeita no Paço Municipal. O Proerd é um programa primário de prevenção ao uso indevido de drogas, aplicado por Policiais Militares, que irão ministrar aulas para crianças do 5° ano do Ensino Fundamental, visando, enquanto atividade preventiva, ensiná-las a resistir ao aliciamento de usuários e traficantes.

Tem como modelo um programa criado pela Polícia de Los Angeles (E.U.A), com estudos feitos por pedagogos, psicólogos e policias, denominado D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education) onde o objetivo é propiciar o envolvimento da escola, da família e da polícia na questão da iniciação ao uso indevido de drogas e da violência pelas crianças, tendo sido adaptado para a nossa realidade e hoje administrado pelo Conselho de Comandantes Gerais das Polícias Militares do Brasil (CNCG) através da Câmara Técnica do PROERD.

A prefeita Cláudia Botelho destacou a importância do desenvolvimento do programa como forma de prevenção às drogas, atuando diretamente no combate ao acesso dos jovens. Os conhecimentos sobre drogas e as formas de evitá-las, são transmitidos aos alunos através de 10 lições com a utilização de um Livro do Estudante, sendo aplicada uma aula por semana com a utilização de recursos didáticos como vídeos, dramatizações, jograis, canções, brincadeiras e outros, ao final do quê, são realizadas formaturas com a participação da família e da comunidade, com a entrega de um diploma, habilitando aquele aluno a ser um vetor de difusão dos conhecimentos adquiridos.
“Além da presença dos policiais que ensinam a prevenção, também é uma forma importante de aprender novos conteúdos necessários durante o processo educacional dos alunos”, finalizou a prefeita.

O Programa é ministrado exclusivamente por Policiais Militares que são rigorosamente selecionados e possuem curso de formação de instrutor, estando preparados para trabalhar com crianças de 9 a 12 anos.

Participaram do ato de assinatura do termo de cooperação além da prefeita Cláudia Botelho, o cabo Eduardo e o soldado Fernando da Policia Militar, a pedagoga do município Sandra Manara e do diretor geral da Prefeitura Municipal Dr. Arthur Augusto Campos Freire.

 

Comentários