Prefeitura firma parceria com Sicredi para projeto na educação

Demos início em mais uma importante iniciativa voltada as nossas crianças e adolescentes, é o Programa a União faz a Vida, uma parceria da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Educação, com a cooperativa financeira Sicredi Força dos Ventos SP. O programa visa fortalecer a solidariedade, a cidadania e a cooperação entre as crianças e adolescentes da rede pública de ensino. Ao todo, 23 professores da rede municipal de educação foram habilitados a propagar e implantar a metodologia com os alunos.

A iniciativa tem como objetivo, promover valores de cooperação e cidadania entre crianças e adolescentes, por meio de práticas de educação cooperativa na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. As ações desta ação têm como protagonistas: os alunos, os educadores, a família e toda a comunidade onde a instituição financeira cooperativa atua, estimulando-os a serem protagonistas que tomam decisões coletivas e constroem projetos cooperativos.

Estiveram presentes o prefeito João Leandro Lolli, o vereador e presidente da Câmara Municipal, João Marcos Bazani, a secretária da educação, Cláudia Aparecida Pinho Lalla, além da primeira-dama e secretária de desenvolvimento social, Ana Lúcia da Silva. Representando o Sicredi, compareceram na ocasião, o Sr. Manfred Alfonso Dasenbrock, o presidente da Cooperativa Sicredi Força dos Ventos, Theo Breg, a diretora executiva Zilda Soares de Araújo, o assessor de Desenvolvimento do Cooperativismo, Airton Gonçalves e os gerentes de Agência Renata Tóffoli e Renato Soares.

“É gratificante transformar a vida de crianças e adolescentes por meio da educação. O programa aumenta o interesse e envolvimento dos participantes no processo de aprendizagem, sendo capaz de promover um maior senso de cidadania e coletividade e uma série de habilidades socioemocionais.  Desenvolvemos esses jovens para que eles promovam impactos positivos em não só em suas cidades como no mundosuas comunidades”, explica Romeo BalzanTheo Breg, superintendente Presidente da Cooeprativa Sicredi Força dos Ventos.da Fundação Sicredi.

“Uma educação transformadora, requer além de uma grade curricular qualificada e professores capacitados, a difusão de valores como solidariedade, cidadania e cooperação, para preparar nossos alunos não só para o mercado de trabalho, mas principalmente para a vida em sociedade”, afirmou o prefeito João Leandro Lolli.

Ao todo, mais de 200 mil educadores, 4,2 milhões de crianças e adolescentes, de escolas e centros de educação infantil, em 650 municípios de 15 estados onde o Sicredi está presente em mais de 27 anos de história. Na cidade, foram habilitados ao todo 23 professores da rede municipal de educação, aptos a propagar e implantar a metodologia com os alunos.

Santo Antônio de Posse é mais uma cidade para onde a cooperativa leva o seu principal programa social, não só investindo na educação, como fortalecendo a solidariedade, cidadania e cooperação.