Prefeitura implanta o CRAS na região do Cruzeiro do Sul

A partir desta segunda-feira, dia 10 de abril, o atendimento prestado pelo CRAS – Centro de Referência de Assistência Social – em Jaguariúna será estendido aos moradores residentes no bairro Cruzeiro do Sul e seu entorno. Os usuários serão atendidos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Rita Vilela de Andrade Lima, 257 – bairro Cruzeiro do Sul – Fone (19) 3867-3918.

A área beneficiada, conforme a Secretaria de Assistência Social, inclui os bairros Barranco Alto, Chácaras Long Island, Condomínios Jaguariúna I e II, Estância das Flores, Roseira de Baixo, Roseira de Cima, São Sebastião, Tanquinho Velho, Vargeão das Pedras e Vargeão do Atibaia.

De acordo com a titular da pasta, Andréa Dias Lizun, a ampliação dos serviços oferecidos pelos CRAS busca atender ao diagnóstico que indica que a região formada por essas comunidades é a que apresenta os maiores índices de famílias em situação de vulnerabilidade social, com destaque para os bairros Roseira de Baixo, Roseira de Cima e Cruzeiro do Sul. “O CRAS atua com duas funções específicas: a Gestão de Proteção Social Básica em seu território e a oferta do Programa de Atenção Integral à Família, o Paif”, pontua a secretária.

A primeira consiste em descentralizar a oferta de alguns serviços socioassistenciais do órgão gestor, levando os direitos sociais e os serviços para mais perto dos usuários. Outra função do CRAS, tão importante quanto a anterior, é oferecer o serviço de proteção e atendimento integral às famílias por meio do Paif, que tem como objetivo contribuir para o fortalecimento dos vínculos da família, evitando assim que ocorram rupturas entre seus membros.

“Também é importante frisar que nessa ampliação da oferta de serviços do CRAS não teremos nenhum custo com pagamento de aluguel, pois utilizaremos um contrato que está em vigor, com a Caixa Econômica Federal (CEF), por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, que garante o custeio da locação do prédio sem contrapartida da Prefeitura”, revela a secretária de Assistência Social.

Matéria: Aluízio Santana/Fotos: Samuel Oliveira

andrea-dias-lizun-secretaria-de-assitencia-social-jaguariuna-1

 

Comentários