Prefeitura inaugura 1º Posto de Atendimento Veterinário de Jaguariúna

Donos de animais de estimação que não tenham renda suficiente para pagar uma consulta com médico veterinário numa clínica, em Jaguariúna, poderão recorrer aos serviços oferecidos pelo Posto de Atendimento Médico Veterinário (PAMV) inaugurado pela Prefeitura na tarde desta quinta-feira, 6 de setembro.

O PAMV, de acordo com o prefeito Gustavo Reis, que participou do descerramento da placa inaugural ao lado da secretária de Saúde, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão e outras autoridades, oferece atendimento veterinário gratuito, o que inclui consulta e vacinação, dentre outros procedimentos básicos.

“Trata-se de mais um serviço essencial para garantir a saúde pública em nossa cidade, pois os animais domésticos e, principalmente aqueles sem dono, que vagam pelas ruas, podem transmitir doenças (zoonoses) a quem convive diariamente com eles” destacou o prefeito, que citou nominalmente todos os médicos veterinários que atuarão como voluntários no atendimento à população.

“O poder público tem obrigação de oferecer a estrutura necessária, mas o fato de termos profissionais qualificados e que abraçam a causa, como vocês estão fazendo, unindo forças como nossos profissionais da Vigilância em Zoonoses, mostra que estamos no caminho certo ao entregarmos mais esse benefício à população”, disse o prefeito.

 Conforme a secretária de Saúde, o atendimento médico veterinário deve começar por volta do dia 15 de setembro e funcionará de segunda a sexta, das 13h às 17h, mediante consulta gratuita agendada previamente. O PAMV está instalado na Rua Maurício Silva, sem número, no Bairro Roseira de Baixo, e o acesso é pelo portão dos fundos do Parque Américo Tonietti.

Cadastro

Maria do Carmo revelou ainda que já na Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal (Antirrábica) em Jaguariúna, que começa no próximo dia 15, será lançado o Scipet, um cadastramento fotográfico criado por uma startup criada na Unicamp, que utiliza o QR Code (código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica). O engenheiro Fábio Piva, responsável pela startup, o objetivo é criar um Banco Populacional dos animais domiciliados. Com a foto e os dados de cada animal num cadastro, será fácil identificar qualquer um que venha a ser abandonado ou mesmo organizar a vacinação em todo o município”, explica Piva.

Além do prefeito e da secretária de Saúde, participaram da cerimônia de inauguração do Posto de Atendimento Médico Veterinário as seguintes autoridades e convidados: vice-prefeita e secretária de Meio Ambiente Rita Bergamasco, o presidente da Câmara, Romilson Nascimento Silva (PV), o vice-presidente do Legislativo, vereador Afonso Lopes da Silva, Maria do Carmo Santiago Leite (presidente da OAB/Jaguariúna), e os secretários municipais Maria Emília Peçanha de Oliveira (Gabinete), Josino José da Silva (Mobilidade Urbana) e Renato José de Almeida Chaves Filho (Segurança Pública).

Médicos Veterinários que farão atendimento voluntário

Dra. Ana Luísa Aristimunho Fabiano (CRMV-SP 16.976) – Clínica e Ultrassonografista com Pós-graduação em Ultrassonografia;

Dr. André Penteado (CRMV-SP 17.251)

Dra. Adriana Paula Muniz (CRMV-SP 17.186) – Pós-graduado em Vigilância Sanitária e Epidemiológica, além de Gestão de Processos Industriais;

Dra. Jacqueline Camargo Barbosa (CRMV-SP 40.220) – Aprimoramento em Anestesiologia Veterinária;

Dr. Jorge Augusto Defendi Penteado (CRMV-SP 39.506) – Especializado em Clínica Cirúrgica em pequenos animais;

Dr. Renato Piccolo (CRMV-SP 8.113) – Especialização em Anestesiologia e Mestre em Patologia Ambiental e Experimental;

Dr. José Eduardo Chaib de Moraes (CRMV-SP 10.402) – Especialidade em Saúde Pública e Clínica Cirúrgica em pequenos animais – Médico Veterinário da Prefeitura.

Dra. Fabiana Morse Grosson Jorge – Médica veterinária da Prefeitura.

Escala de Atendimento

Segunda-feira: das 13h15 às 16h45 – Dra. Fabiana ou Dr. Eduardo – 03 consultas;

Terça-feira: das 13h15 às 16h45 – Dra. Adriana – 03 consultas;

Terça-feira: das 13h15 às 16h45 – Dr. Jorge – 03 consultas;

Quarta-feira: das 13h00 às 17h00 – Dra. Ana Luísa – 03 consultas;

Quinta-feira: das 13h15 às 16h45 – Dr. André – 03 consultas;

Sexta-feira: das 13h15 às 16h45 – Dra. Jacqueline – 03 consultas;

A cada 15 dias: Dr. Renato – Anestesiologista;

Coordenador Administrativo: Dr. José Eduardo Chaib de Moraes.

Coordenadora Técnica: Dra. Ana Luísa Aristimunho Fabiano.

 

Comentários