Prefeitura inaugura nova Estação de Tratamento de Água nesse sábado, dia 6

O prefeito Fernando Fiori de Godoy fará nesse sábado, dia 7 de maio, a inauguração da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) de Holambra, construída no bairro Jardim das Tulipas.

A unidade, que opera em fase de testes há cerca de um mês, já se encontra ativa e atende, atualmente, à maioria os bairros da zona urbana da cidade – exceção feita ao Centro. A estrutura do novo sistema, mais moderna, permitirá ao município dobrar sua capacidade de captação, tratamento e distribuição de água para as famílias holambrenses.

Para Dr. Fernando, a entrega da obra é um importante passo no sentido de solucionar o maior problema enfrentado pelo município nos últimos anos. “Resolver as limitações do nosso tratamento de água sempre foi nosso maior desafio e prioridade. Batalhamos muito para conquistar os recursos necessários e, em seguida, para entregar o mais rápido possível aos moradores da cidade uma estação nova, adequada e 100% nossa”, disse, fazendo referência à antiga estação localizada na Nossa Prainha, doada à cidade há mais de 20 anos após descarte feito por Santo Antonio de Posse.

O término da nova ETA é resultado de um investimento de pouco mais de R$ 2 milhões feito com apoio do Governo do Estado. A solenidade de inauguração, prevista para as 10h, deverá contar com a presença de representantes da concessionária Águas de Holambra e autoridades locais, regionais e estaduais.

“Os holambrenses foram expostos, por muito tempo, a uma água tratada de maneira inadequada em uma estação de operava no limite. O término dessa obra permitirá que Holambra inicie um novo capítulo em sua história de desenvolvimento e qualidade de vida”, afirmou o prefeito.

Segundo o superintendente do Serviço de Água, Esgoto e Drenagem Urbana de Holambra (SAEHOL), Antonio Carlos Bernardi Junior, o sistema trata atualmente aproximadamente 30 litros por segundo, mas tem condições estruturais e técnicas para ampliar sua produção para até 50 litros, garantindo uma margem segura para o crescimento da cidade pelos próximos anos.

Os recursos hídricos também foram ampliados. De acordo com Bernardi, Holambra detém desde 2014 outorga para utilização de água no Rio Camanducaia. O sistema de captação já foi construído. O abastecimento, no entanto, continuará a ser feito a partir do Lago do Holandês até que seja necessária sua ampliação.

Obras do Tratamento de Esgoto também serão inauguradas
As obras de recuperação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), instalada no bairro Fundão, também serão entregues nesse sábado em ato simbólico marcado para as 9h. O sistema recebeu ao longo do último ano investimentos obtidos por meio de parceria com a iniciativa privada para reativar todos os estágios de tratamento de efluentes.

A ação, segundo o prefeito Fernando Fiori de Godoy, é a primeira voltada para melhorias na Estação em muitos anos. “Ampliamos o sistema de tratamento de água e recuperamos o tratamento do esgoto. São obras muito importantes para garantir saneamento e saúde pública aos moradores da cidade”, afirmou.

Matéria: Assessoria de Comunicação de Holambra

 

Comentários