Prefeitura inaugura UBS da Vila Jorge Zambon nesta sexta-feira, 28 de setembro

Jaguariúna completou 64 anos de emancipação política e administrativa no dia 12 de setembro e segue tendo motivos para festejar. No próximo dia 28 (sexta-feira) a Prefeitura entregará mais um benefício à população, com a inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) “Maria do Carmo Paoliello Machado de Souza – Dona IK”.

O novo Posto de Saúde funcionará na Rua Francisco Bodini Neto, na Vila Jorge Zambon, e atenderá usuários que moram em seis bairros e seis condomínios residenciais.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, a nova unidade atenderá usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) dos bairros Arco-Íris, Sílvio Rinaldi I e II, Vila Jorge Zambon, Vargeão, Loteamento Sagrado Coração de Jesus e dos Condomínios Pitangueiras, Laranjeiras, Conde, Novo Jaguary, The Palms e Panini.

O objetivo das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), conforme a Secretaria de Saúde de Jaguariúna, é “promover e proteger a saúde mediante a prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos e manutenção da saúde”.  Dessa forma, desenvolver atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades.

“A UBS é o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro de comunicação com toda a Rede Municipal de Atenção à Saúde. Ela é instalada perto de onde as pessoas moram, trabalham, estudam e vivem, portanto, desempenha um papel central na garantia de acesso à população à saúde de qualidade”, explica Maria do Carmo.

Ainda segundo ela, na UBS é possível receber atendimentos básicos gratuitos e os principais serviços oferecidos são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação. A UBS do Zambon contará com profissionais como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de saúde.

 

Comentários